Diarinho Titulo
Por que tem quem engorda e emagrece?
Por Bruna Gonçalves
Especial para o Diário
06/09/2009 | 07:05
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


Cecília de Campos Moreira Bueno, 8 anos, de São Caetano, quer saber por que tem pessoas que engordam mais do que as outras. "Não como muito em quantidade e gosto de coisas variadas, como arroz, feijão, salada, macarrão e frutas." A garota diz que não engorda porque se alimenta bem e pratica atividades físicas, como balé e sapateado.

Primeiro é preciso entender que o corpo humano é como o carro. Para que funcione, precisa de combustível. No nosso caso, o alimento é que fornece a energia, chamada de caloria (quantidade de energia de cada alimento). O número varia de acordo com sua composição. Ao observar o rótulo de um pacote de bolacha waffle de chocolate, por exemplo, descobre-se que quatro unidades e meia têm 152 calorias.

É a caloria que abastece cada parte do organismo para que possa desenvolver sua função, desde respirar até andar. Se alguém não come, não fornece energia para o corpo se manter vivo. Quanto mais atividade faz, mais calorias precisa, como o carro: quanto mais anda, mais combustível gasta.

Para se manter, a gente deve ingerir, em média, 30 calorias por quilo, ou seja, se pesa 20 quilos, tem de comer 600 calorias por dia. Mas isso não é regra, depende da altura, da idade, se é menina ou menino.

Na infância, é natural ganhar peso para acompanhar o crescimento. Mas não pode exagerar. Tem de ter equilíbrio entre o que come e a quantidade de energia que gasta. Em geral, a pessoa emagrece quando come menos do que é necessário; engorda quando come mais do que precisa e sobram calorias que não foram gastas com atividade física.

Depois que para de crescer, também deveria parar de engordar. Mas isso só ocorre quando comemos a quantidade de calorias necessária para o corpo se manter. Conforme a pessoa fica mais velha, tem menos atividades e gasta menos calorias. Como resultado, engorda mais. Com o tempo, pode ficar obesa e ter problemas de saúde. (Supervisão Teresa Monteiro)

Geração obesa
Para manter o peso proporcional à altura e ter boa saúde, é preciso comer alimentos naturais e variados - como frutas, legumes, verduras, leite, carne e grãos - e não exagerar no consumo de doces, refrigerantes e fast foods, que são muito gordurosos e podem fazer mal à saúde.

Hoje a obesidade é um dos maiores problemas de países ricos, como Estados Unidos. É que os hábitos mudaram e se dá preferência a alimentos calóricos demais e gordurosos. Ao mesmo tempo, se anda bem mais de carro do que a pé e fica muito tempo sentado para ver TV ou na frente do computador. Em vez de brincar de pega-pega no quintal, por exemplo, as crianças jogam videogame.

No Brasil, a obesidade infantil aumentou muito nos últimos 20 anos, atingindo uma em cada grupo de dez crianças. Para saber se está acima do peso é preciso calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea), que serve para avaliar o grau de obesidade (veja ao lado como calcular).

Consultoria do endocrinologista Pedro Saddi, da Unifesp, e da hebiatra Inês Gutierrez Pardo, da PUC de Sorocaba




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;