Cultura & Lazer Titulo
Confira as ganhadoras
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
30/03/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


As finalistas do prêmio Mulheres em Destaque, sendo três em cada uma das 13 categorias, ficaram em evidência durante a cerimônia ao se sentarem em cadeiras no palco do Teatro Municipal de Santo André.

O apresentador da TV Record e mestre-de-cerimônias da noite, Márcio Garcia, chamou uma a uma e leu os resumos dos currículos. Elas receberam um belo buquê de flores, além de brindes.

Durante a cerimônia, Márcio foi muito simpático e abusou de sua espontaneidade, que todos conhecem bem. Em vários momentos, não perdeu a piada e tornou o evento bem divertido.

Em sua apresentação, ele apontou números que mostram a atuação crescente das mulheres no mercado de trabalho.

Antes de revelar os nomes das vencedoras em cada uma das categorias, ele contava curiosidades sobre elas. Na lista, estavam preferências gastronômicas, culturais e de turismo.

Anunciados os nomes, as vencedoras discursaram rapidamente. Algumas delas levaram torcidas, que fizeram uma festa à parte na platéia.

Comunicação
A jornalista Claudete Reinhart explicou o motivo pelo qual estava tímida em seu discurso, assim que recebeu o troféu na categoria Comunicação. “Meu negócio não é falar, é escrever. Eu sempre trabalhei na retaguarda. Esta é a primeira vez que estou na frente dos holofotes. Agradeço ao Diário, que foi minha casa durante muitos anos”, disse Claudete, que trabalhou no News Seller (antigo Diário) e também no Diário.

Durante o coquetel que encerrou a festa, Claudete confessou toda a emoção que estava sentindo: “Estou em alfa. Parece que estou pisando em nuvens. Esse calor das pessoas vindo cumprimentar é uma coisa nova para mim. Agora vejo as pessoas vibrando comigo”, disse ela.

Claudete também confessou ter achado fantástica a iniciativa do Diário de oferecer o prêmio às mulheres: “Está movimentando a ala feminina e mostrando que a mulher pode atuar em qualquer área e se destacar”.

Esportes
Visivelmente emocionada, Marina Ivete Miotto Silva agradeceu ao marido após receber o troféu do prêmio Mulheres em Destaque no quesito Esportes: “Agradeço em especial ao meu marido porque não é fácil ficar tanto tempo com uma mulher atleta.” Marina ainda ressaltou a importância da educação na sociedade e homenageou as finalistas em todas as categorias. “Estão todas de parabéns”, disse, ainda no palco.

Durante o coquetel de encerramento, entre um cumprimento e outro, a coordenadora do volêi feminino do São Caetano Esporte Clube dedicou a vitória às atletas que comanda. “Eu, sinceramente, não esperava ganhar. Quem fez tudo foram as minhas atletas. Elas que conquistaram tudo isso”, contou, bastante feliz.

Direito
Por motivos de saúde, a vencedora no quesito Direito, Gisela Leonor Saar, não pôde comparecer à cerimônia de entrega do troféu.

Para representá-la, esteve presente a Secretária de Educação de Rio Grande da Serra, Aida Jardim Teixeira, que afirmou estar honrada por receber o troféu em nome de Gisela. “Ela é uma pessoa de grande expressão no município”, contou.

Advogada formada pela Universidade de São Paulo, Gisela atuou na profissão por cerca de 40 anos. Aos 76 anos, a vencedora mantém, em sua casa, uma biblioteca que fica aberta para que estudantes da cidade possam fazer pesquisas para trabalhos escolares. O espaço ainda contém material sobre a história de Rio Grande da Serra.

Decoração e Arquitetura
Quando o mestre-de-cerimônias Márcio Garcia começou a revelar os gostos pessoais da vencedora da categoria Decoração e Arquitetura, Ana Lúcia Spagnuolo já colocou a mão sobre a testa e não controlou a expressão de surpresa e alegria. Em seu discurso, brincou. “Gente, dar aula é mais fácil (ela é professora no Senac e na Oficina de Artes)”, disse a arquiteta. Ao microfone, Ana Lúcia agradeceu a algumas pessoas, entre elas seus pais.

Durante o coquetel de encerramento, Ana Lúcia, com muita simpatia, revelou que se sentia honrada “por poder estar ao lado de mulheres que contribuem tanto com a sociedade”. “Para nós, mulheres, poder representar a nossa profissão é uma grande honra. O Diário está de parabéns”.

Beleza
A espanhola Carolina Córdoba, que veio para o Brasil aos 15 anos, viu um filme se passar em sua mente ao receber o prêmio na categoria Beleza em Santo André.

Tudo porque foi na cidade que ela fez o primeiro curso que a levou para a carreira de cabeleireira. “Me senti voltando naquele tempo. Eu vim aqui e venci”, disse a eleita, que tem seu salão em São Caetano.

No palco, assim que recebeu o troféu, Carolina se emocionou: “Agradeço a todos vocês, à minha família e a esse País que me criou”.

Durante o coquetel de encerramento, muitos familiares e amigos a parabenizaram e tiraram fotos. “A festa está maravilhosa. Essa iniciativa (de oferecer o prêmio) deixa a profissional mais incentivada”, disse.

Cultura
“Estou tão feliz, que nem posso falar. E olha que eu sou faladeira”. Foi com essa frase que Maria Elisa Leal Cardoso encerrou seu breve discurso após receber o troféu na categoria Cultura.

Depois, nos bastidores, ela completou: “Era para eu falar mais, mas na hora fiquei tão emotiva, comovida. Quero agradecer ao Diário pela iniciativa porque isso (prêmio) levanta o nosso ânimo.” Maria Elisa presenteou a diretoria do jornal com um livro com crônicas que ela escreveu durante cerca de dois anos para o News Seller (antigo Diário).

Saúde
Humilde, a ginecologista Zubeide Marcon Rebelo da Silva lembrou o esforço da ala feminina ao agradecer o primeiro lugar na categoria Saúde. “Eu sou apenas uma representante das mulheres que estão na luta”, disse ao microfone.

Nascida em São Caetano, cidade onde também exerce sua profissão há 40 anos, a médica revelou que não imaginava receber tantos votos: “Não esperava. Fiquei bastante emocionada”.

Zubeide ainda ressaltou a importância do prêmio Mulheres em Destaque, promovido pelo Diário. “Incentiva as mulheres a continuar trabalhando”, completou a vencedora.

Gastronomia
“Gastronomia é vida, e temos que levantar essa bandeira”, discursou Ana Maria Tomazoni, emocionada com o bicampeonato, pois levou novamente o prêmio na categoria.

Moradora da região há mais de 25 anos, a consultora gastronômica ministra aulas na Faculdade da Maturidade da PUC e na Faculdade Aberta da Terceira Idade de São Bernardo.

Ana ainda deixa uma boa dica: “O segredo para emagrecer é descansar os talheres. Hoje, as pessoas se deixam dominar pelo desespero de comer.”

Moda
“Fiquei tão surpresa que nem consegui agradecer a ninguém”, disse Isabella Marques, vencedora no quesito Moda. “Eu nem percebi quando o Márcio Garcia começou a falar das minhas características, antes de anunciar a vencedora”, contou.

Estilista em Mauá, Isabella é especializada em roupas femininas de tamanhos 48 até 60. “Cheguei na cidade em 1972 e venho plantando sementes desde então. Uma hora a gente acaba colhendo os frutos”, revela, emocionada.

Educação
Responsável pelo maior número de votos entre todas as finalistas e também com a maior torcida presente na cerimônia, a professora e diretora Rita de Fátima Sola, vencedora da categoria Educação, emocionou a platéia com um discurso pela educação pública no País: “Mais do que refletir, devemos ter coragem para a ação. Ação junto com visão é que traz a transformação para a educação.”

Diretora de uma escola em Mauá modelo de disciplina e bom ensino, Rita disse que ficou emocionada ao perceber que o ensino público é lembrado. “O Diário vem atuando de maneira muito positiva na educação. Agora há um outro olhar para a escola pública”, opinou.

Empresarial
Denise Apolinário, ganhadora da categoria Empresarial, ficou surpresa ao receber o prêmio. “Fiquei orgulhosa pela indicação, mas não esperava que fosse ganhar.” Formada em psicologia, é pós-graduada em recursos humanos pela Fundação Getúlio Vargas.

Em destaque há 40 anos no ramo de veículos, Denise afirmou que o prêmio é muito gratificante.

“Existe uma grande responsabilidade em saber que tanta gente reconhece o trabalho”, confessou. Denise agradeceu à família e também a seu pai, que criou a Avel, em 1963.

Pesquisa, Ciência e Tecnologia
A médica Maria Ângela Zaccarelli Marino, vencedora do prêmio na categoria Pesquisa, Ciência e Tecnologia não deixou de agradecer aos seus pacientes. “Fiquei muito surpresa e muito contente também”, confessou.

A ganhadora adorou a cerimônia e o coquetel. De acordo com ela, tudo estava muito organizado e adequado. “O evento foi feito com muito amor e carinho e por pessoas ótimas. O resultado só poderia ser esse.”

Maria Ângela estuda há 20 anos a incidência da tireoidite de Hashimoto.

Terceiro Setor
Com currículo que inclui 50 anos de trabalhos voluntários, sendo 26 na Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano, Vera Monari prestigiou suas companheiras em seu discurso, ao receber o prêmio na categoria Terceiro Setor: “O sucesso de uma pessoa não depende só dela. Tenho amigas maravilhosas que me apóiam em meus projetos”, disse.

Atual presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo, Vera elogiou a organização do evento, que colocou todas as finalistas sentadas no palco: “Foi uma maneira delicada de mostrar que todas têm a mesma importância.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;