Memória Titulo
Cananéia, Tom Mix e Três Potes no time do Gisela

Da série Figurinhas, a página da Sociedade Esportiva Gisela, fundada em 10 de outubro de 1953. O time: Zinho, Orion (figurinha...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Da série Figurinhas, a página da Sociedade Esportiva Gisela, fundada em 10 de outubro de 1953. O time: Zinho, Orion (figurinha carimbada nº 200) e Cananéia; Bonato, Marcos e Guerreiro (figurinha nº 204); no ataque: Narciso, Adolfo, Tom Mix (figurinha nº 207), Geraldo e Três Potes.

Não é difícil identificar o apelido do centroavante Tom Mix, certamente em lembrança a um ator de cinema americano muito famoso: nome artístico de Thomas Hezikian Mix (1880 - 1940). Quando o álbum foi lançado, ele continuava a aparecer em filmes românticos da época, mesmo quase 20 anos após o seu falecimento.

Imagina-se que o zagueiro Cananéia tivesse ligação com a cidade praiana. Mas, como decifrar o porquê do apelido Três Potes para o ponteiro-esquerdo do Gisela?

OS BOLEIROS EM SÃO CAETANO

Mais lembranças do 10º Congresso:

1 - Irio Marega, 52 anos, nascido em Diadema, tem realizado o inventário do futebol do Grande ABC. Já anotou 812 equipes de vários períodos.

2 - O mesmo Irio catalogou as 13 edições da Copa João Ramalho, com todos os jogos, escalações e classificações.

3 - Irio sistematizou o que chama de ranking de todos os jogos envolvendo 123 equipes do Grande ABC que participaram de competições intermunicipais a partir de 1970.

4 - Uma curiosidade de João Sérgio Rimazza, de Mauá: ele começou sua carreira futebolística atuando de gandula.

5 - Walter Carreiro cita nomes de craques do futebol são-bernardense: Geta, Cacuá, Sossego e Wilson Messa.

6 - Nascido em 2 de janeiro de 1928, Sebastião Fernandes de Oliveira é o mais veterano dos jogadores de Diadema, na lembrança de Carreiro.

7 - Nome lembrado pelo comentarista Jurandir Martins, o do técnico Aurélio Loureiro Bastos, que brilhou na direção de diversas equipes profissionais do Grande ABC.

8 - Nome lembrado por Walter Carreiro: Neco Amaral, goleiro do Estrela da Saúde do Jabaquara e um dos fundadores do EC Vila Conceição, hoje AA Diadema.

HURACAN

De Ribeirão Pires, mensagem enviada pelo esportista Ademar Bertoldo, comentando as últimas notícias futebolísticas que saíram aqui em Memória:

1 - Tenho uma vaga lembrança dos jogadores do Huracan. A tarefa de arrumar jogos na Liga para o time ficava a cargo do jogador Amendoim, na virada dos anos 1950 para 1960.

2 - Do Bronca Clube, joguei com Fabinho, no Aramaçan. Ele também jogava futebol de salão no Primeiro de Maio.

3 - Também lembro do Peludo, que jogava no Ocara Clube e morava em Ribeirão Pires.

4 - Outros jogadores do Ocara: Arigo Vacari, Oliveira, Brazão, Germano Schmidt. Corriam os anos 1960. Eram todos bons de bola.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 11 de novembro de 1979

IMPRENSA - Jornalista João Roberto Fontana assina a sua primeira reportagem no Diário: "Cuba, a Ilha em Festa na exposição (de fotos) em São Caetano."

SÃO BERNARDO - Jornalista Valdir Pires, em sua coluna Caixa de Música, diz que a cidade é também a capital do Disco. E enumera as fábricas do gênero localizadas em São Bernardo: Emi-Odeon Fonográfica, Emi-Latina, Som (Discos Copacabana) e Anhembi Gravações.

DIADEMA - Vereador Fernando Vitor denuncia devastação em área verde do bairro Eldorado.

POLÍCIA -Estação de Santo André: assaltantes agem depois das blitz.

SINDICALISMO (quinta da série) - Augusto Savietto, 84 anos, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André: "Naquela época nós não estávamos descontentes."

CRÔNICA 1 - "Que me desculpe o Passarinho (Jarbas, líder da Arena no Senado), mas sou pela revisão histórica" (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi).

CRÔNICA 2 - "Objetos, pessoas e palavras que deixaram de ser moda e ficam no saco do desuso" (Guido Fidelis).

O 2º REENCONTRO DO BRONCA

Hoje, às 19h30; local: Pizzaria do Bigode, à Avenida Lino Jardim, 884, em Santo André; contatos: Paulo Serra (8521-8294); Salim (9898-4977); Milton (9662-7203); Dinei (4438-2811).

EM 12 DE NOVEMBRO DE...

1959 - Willys Overland do Brasil, com fábrica em São Bernardo, lança o automóvel Dauphine para concorrer com o Fusca da Volkswagen.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;