Internacional Titulo
Ministro russo desmente tomada de Grozny até o Natal
Do Diário do Grande ABC
21/12/1999 | 11:51
Compartilhar notícia


O ministro russo da Defesa, Igor Sergueiev, desmentiu o lançamento de uma operaçao militar para tomar Grozny até 22 ou 24 de dezembro, como indicaram na véspera os canais de televisao do país. As autoridades militares russas reconhecem a existência dos incidentes em Grozny, apesar de excluírem operaçoes maiores.

``As agências de notícias ocidentais difundem permanentemente informaçoes deste tipo. Suas fontes sao os terroristas (combatentes chechenos), por isso divulgam estas notícias provocativas', afirmou. Sergueiev ainda completou, dizendo que trata-se de uma manipulaçao dos meios de comunicaçao ocidentais.

Violentos combates foram travados nas últimas 48 horas perto de Serjen Yurt (25 km a Sudeste de Grozny), um dos últimos redutos chechenos, segundo fontes concordantes.

Os russos, que entraram no bairro de Chernorechie, em Grozny, nesta segunda-feira, estao sitiados, afirmou Numadi Saidaiev, chefe do Estado Maior checheno, acrescentando que os enfrentamentos nessa zona deixarem vários mortos e feridos.

As forças separatistas, no entanto, contra-atacaram no bairro de Oktiabrskoie, mas tiveram de retroceder depois de uma ofensiva russa. Além disso, foram registrados fortes choques no Sul da república, onde os russos tentam tomar o controle dos desfiladeiros de Vedeno, ao Sul de Serjen Yurt, informou o comandante checheno. Fontes militares russas confirmaram esta informaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;