Internacional Titulo
Fujimori é acusado de dar novo golpe de Estado no Peru
Por Do Diário do Grande ABC
28/12/1999 | 10:44
Compartilhar notícia


O presidente Alberto Fujimori foi acusado nesta terça-feira de consumar um novo golpe de Estado no peru ao anunciar na segunda-feira sua candidatura a um terceiro mandato consecutivo nas eleiçoes de abril de 2000, que seus adversários qualificam como uma 'provocaçao irresponsável' por ser 'inconstitucional e espúrea'.

O anúncio de Fujimori gerou reaçoes de condenaçao dos principais candidatos independentes e de setores da oposiçao, que advertiram que um provável terceiro governo, com o qual completaria 15 anos no poder, abriria uma etapa de insegurança e confronto político, de graves repercussoes para o país.

Um conjunto de dez partidos políticos, de direita, centro e esquerda, emitiu na madrugada desta terça-feira um comunicado em que afirma que a anunciada candidatura do mandatário peruano constitui uma provocaçao irresponsável porque viola a Constituiçao peruana, que só permite uma reeleiçao.

"A candidatura do presidente Fujimori é um novo golpe de Estado, orientado a consolidar a autocracia hoje imperante no país", assinala o documento, firmado, entre outros grupos, por Somos Peru, do prefeito de Lima, Alberto Andrade, e por Solidariedade Nacional, de Luis Castañeda, os principais candidatos de oposiçao no Peru.

No dia 5 de abril de 1992, com o respaldo das forças armadas, o chefe de Estado consumou um autogolpe de Estado, fechando o Congresso e reorganizando o Poder Judiciário.

Manuel Masías, porta-voz de Somos Peru, assinalou que se trata de uma candidatura 'espúrea' e que os peruanos estao ante "um messianismo sectário que vai usar todos os recursos do Estado para fins de reeleiçao".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;