Memória Titulo Memória
Retratos de uma jornada no Morumbi

Na nossa idade – sempre falo isso aos nossos jogadores antes de cada partida...

Ademir Medici
23/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Na nossa idade – sempre falo isso aos nossos jogadores antes de cada partida – já ganhamos tudo o que tínhamos que ganhar na vida futebolística. Agora o que precisamos é manter os amigos do passado e somar mais alguns que ainda não conhecíamos.

Por esse motivo, perder ou ganhar uma partida de futebol deixa de ser nosso principal objetivo. O que não devemos perder são o respeito e a dignidade junto aos participantes. Acredito que os adversários têm os mesmos objetivos.

Esse foi o terceiro campeonato dessa categoria que participamos. No primeiro, não passamos da primeira fase; no segundo, chegamos à semifinal; no terceiro, chegamos às finais.”

Augusto Liochi, presidente do Hoder, de Ribeirão Pires.

Sábias as palavras de Augusto Liochi. Mas a verdade é que o Hoder poderia ter avançado mais. Um ponto positivo: o goleiro Conti. Reabilitou-se totalmente, fazendo defesas incríveis. Não fosse isso, e o Hoder teria sofrido uma goleada maior que os 3 a 0 diante do Juventus, na manhã de sábado no Morumbi.

Por outro lado, o Hoder teria chances de ficar em terceiro lugar. O Juventus veio sem os dois goleiros. Um zagueiro – Luiz Pereira – foi improvisado no gol. Nem luvas ele tinha. Jogou com as luvas do goleiro reserva do Hoder, Ademar Bertoldo. E o Hoder simplesmente não chutou em gol.

Pior – e lamentável – o Hoder apresentou-se sem vários titulares. Casos de Everaldo (ex-Flamengo), Gersinho, Zezinho, Jair Cara de Cavalo, Cocada e Tico Mineiro. Simplesmente, não compareceram. Vexame.

Pedrão rasgou um dos pés da chuteira e teve que se virar com o número 44 bico largo do mesmo Ademar – que sem chuteira não pode substituir Conti quando o titular se contundiu.

Sinésio, machucado na coluna, deixou o campo com poucos minutos de jogo, substituído pelo único reserva da linha, o lépido Mané. Louve-se a presença do Departamento Médico do São Paulo, que prestou toda a assistência aos que se machucaram.

Por causa de detalhes básicos como esses, o futebol de Ribeirão Pires tem ainda um longo caminho a ser trilhado para seguir as jornadas históricas do centenário Ribeirão Pires FC.

Hoje

Dia do Vizinho

Em 23 de dezembro de...

1915 – Presidente do Estado de São Paulo, Rodrigues Alves, promulga lei que cria inúmeras escolas, três delas no Grande ABC: Alto da Serra (Paranapiacaba), São Bernardo e Ribeirão Pires.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Avanço dos franceses nos Vosges’ (cadeia de montanhas na Europa centro-ocidental).

2000 – Inaugurado o Instituto de Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Lagoinha. Elevado a município em 1954, quando se separa de São Luiz de Paraitinga.

Diário há 30 anos

Domingo, 22 de dezembro de 1985 - ano 28, nº 6014

Ribeirão Pires – Michel Temer, secretário de Segurança Pública, inaugura o 2º Distrito Policial (Avenida Barão de Mauá, 4.164) e o destacamento de Polícia Montada, no Jardim Zaíra.

São Bernardo – Duplicação da Estrada do Alvarenga começa em janeiro de 1986.

Santos do Dia

- São João Câncio (Cracóvia, Polônia 1390-1473). Acadêmico e sacerdote. A grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos “não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus.”

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Euniciano

- Mardônio 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;