Economia Titulo
Químicos do ABC reformularao o Projeto Alquimia
Do Diário do Grande ABC
28/12/1999 | 12:38
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Químicos do ABC planeja reformular o projeto Alquimia de treinamento de mao-de-obra e especializaçao de trabalhadores para o aproveitamento nas indústrias químicas, petroquímicas e de transformaçao de plásticos. Este mês, durante a formatura da primeira turma, o Sindicato assinou acordo com a Associaçao Brasileira das Indústrias de Plástico (Abiplast-Sindiplast ) e as Prefeituras do Grande ABC para que as empresas do setor que necessitarem de trabalhadores priorizem o pessoal treinado pelo Alquimia.

Segundo o diretor executivo do Sindicato e coordenador geral do Alquimia, Carlos Augusto Cesar, no próximo ano, a meta do projeto será a requalificaçao de 2.240 pessoas, com aumento da carga horária nas disciplinas dedicadas à especializaçao. Antes, essa categoria era contemplada com 35% das horas-aula do curso. Em 2000, será dedicado 50% do tempo disponível do curso.

A especializaçao consiste dos cursos de conhecimentos sobre materiais plásticos, operaçao de máquinas de extrusao e injeçao, e manutençao preventiva ministrados pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai) Mario Amato, em Sao Bernardo do Campo. O currículo multidisciplinar, que inclui conhecimentos gerais, português e matemática, terá a carga horária reduzida de 65% para 50%.

Primeira turma - O projeto Alquimia é financiado com verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Para formar a primeira turma de 1.380 alunos, que iniciou o curso em agosto e encerrou neste mês, foram investidos R$ 1,030 milhao.

Carlos Augusto Cesar observa que o índice de desistência do curso ficou em menos de 10%, pois a turma começou com 1.505 inscritos. Desses, 830 estavam desempregados - 50% deles egressos da indústria de plásticos e a outra metade do setor metalúrgico. Os outros 675 corriam o risco de perder o emprego por falta de atualizaçao, principalmente em conhecimentos sobre as novas tecnologias da indústria de plásticos. Dos desempregados, ao final do curso 8% ou 53 pessoas já tinham vaga garantida no mercado de trabalho.

Mercado - A gerente de recursos humanos da Plastifama, Elisete Isabel Pereira, afirma que, quando a empresa necessitar de mao-de-obra especializada, irá recrutar entre os alunos formados no Alquimia. "Essa especializaçao demanda menos tempo de treinamento dentro da empresa", explica ela. Antes do projeto, diz, era difícil conseguir mao-de-obra qualificada para trabalhar na área de plásticos.

A Plastifama tem sede em Santo André e emprega 41 pessoas; ela produz canudos plásticos para o Mc Donald's, hastes para cotonetes e para pirulitos. Faz parte dos planos da pequena empresa, também, requalificar seus trabalhadores no Alquimia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;