Setecidades Titulo Transportes
Bairro Baraldi pode
ficar sem ônibus

Autorização para que linhas de São Bernardo circulem
pelo território de Santo André termina em 10 de janeiro

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
21/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


As cerca de 220 famílias que moram no bairro Baraldi, em São Bernardo, ficarão ainda mais isoladas a partir do dia 10, quando expira o prazo do salvo-conduto, documento expedido pela juíza Ana Lucia Xavier Goldman, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Santo André. A decisão da magistrada permite que as linhas 19 e 24 do sistema municipal de transporte de São Bernardo circulem pelo território de Santo André após o fechamento da Estrada do Montanhão, na quinta-feira.

Atualmente, os ônibus que fazem os trajetos são as únicas opções para os moradores do bairro chegarem ao Centro de São Bernardo por meio de transprote público. A Estrada da Pedra Branca, que seria outro acesso dentro do território do município, é estreita e não tem condições de receber veículos de grande porte, como os utilizados nas linhas municipais.

De acordo com a população local, o percurso das linhas está sendo realizado em aproximadamente duas horas. Os passageiros são tranportados do Baraldi até a praça localizada entre as ruas Guaíra e Mariano Procópio, no Jardim Guarará, em Santo André, divisa entre os dois municípios. Ali, são obrigados a fazer baldeação gratuita para outros ônibus da cidade, que os levam até o Centro. Os veículos iniciam o trajeto a cada uma hora.

Os moradores já temem pelo pior caso as linhas realmente sejam interrompidas a partir do dia 10. "Tenho o marido doente em casa, com consultas agendadas em janeiro. Se não tiver mais esse ônibus, não terei como ir e só conseguirei novo atendimento daqui a seis meses. Também dependo do transporte para buscar remédios", reclamou Maria Lucia Souza Silva, 49 anos.

A Prefeitura de São Bernardo afirmou que pretende entrar com recurso para tentar reverter a situação. "Isso irá acontecer, só estamos estudando de que forma vamos acionar a Justiça. O problema é que o Judiciário está de recesso e temos que esperar. Porém, nossa intenção é acabar com essa decisão de fechamento da estrada.

Não podemos nos acomodar com essa situação revoltante", afirmou o secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania, Marcos Moreira de Carvalho. O Fórum de Santo André só volta a funcionar no dia 9 de janeiro.

A equipe do Diário questionou o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André sobre a interdição da Estrada do Montanhão, mas até o fechamento desta edição não houve resposta da autarquia municipal.

Processo para fechar estrada teve início na década de 1990

A história do fechamento da Estrada do Montanhão, na divisa entre São Bernardo e Santo André, já dura cerca de 20 anos. O processo tramita na Justiça desde a década de 1990.

O traçado da via tem aproximadamente cinco quilômetros, entre o Jardim Silvina, em São Bernardo, e o Parque do Pedroso, em Santo André, passando por área de preservação ambiental. O suposto impacto causado à natureza é o que motivou o Ministério Público de Santo André a pedir a interdição da estrada.

A Prefeitura de São Bernardo argumenta que o bloqueio vai deixar sem saída as cerca de de 220 famílias que moram no bairro Baraldi.

Além de prejudicar os moradores, a interdição dificulta o acesso dos frequentadores ao Santuário Nacional de Umbanda, às margens da estrada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;