Setecidades Titulo Memória
Um estádio no coração da cidade

O Primeiro de Maio recebe o poderoso Paulistano com Friedenreich

Por Ademir Medici
09/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 A foto de hoje é histórica. Foi tirada em 1º de maio de 1923. Naquele dia, o Primeiro de Maio FC inaugurava o seu estádio, em plena Rua Brás Cubas, a poucos passos do terreno que hoje abriga a Catedral do Carmo – que estava em construção.

Esta história está perpetuada no livro “Os Flechas Verdes”, de 1997. Faltava a foto. Aqui está a fotografia, num presente triplo: do ponteiro esquerdo Zelindo Novelli (que participou daquele jogo histórico, marcando um dos gols), de Paschoalino Assumpção (que recebeu a foto do próprio Zelindo) e de Ricardo Assumpção (filho do Paschoalino, que trouxe a foto à Memória).

Estádio lotado. Os dois times posam juntos antes da partida. Observem o portão monumental. Foto para ficar na galeria do Primeiro de Maio.

O Clube Atlético Paulistano, em pé, com os goleiros invertendo as posições: Pino, do Paulistano, agachado, na posição de ponta esquerda, ao lado dos jogadores do Primeiro de Maio; Morganti, do Primeiro de Maio, em pé, ao lado dos jogadores do Paulistano.

Sim, foi o Paulistano o clube convidado para a inauguração do Estádio da Rua Brás Cubas há quase 96 anos. E deu Paulistano, 5 a 2.

Toda a história do jogo está narrada em “Os Flechas Verdes”, que o caro leitor-esportista pode consultar nas nossas casas de memória.

 

DETALHES

No verso da foto aparece a assinatura de Nelson Cardoso Franco, presidente do Primeiro de Maio em 1923, e o carimbo arredondado do clube, com o ano da sua fundação: 1913.

Detalhe a mais: Nelson Cardoso Franco oferece a foto a Zelindo Novelli. Provavelmente deve ter presenteado os demais jogadores com a mesma fotografia.

 

GENEROSIDADE

O Primeiro de Maio queria que o Paulistano enfrentasse um dos grandes do futebol de São Paulo na inauguração do seu estádio, talvez o Palestra, quem sabe o Corinthians. Muito gentil e simpático, o Paulistano não quis excluir os donos da casa da festa e preferiu enfrentar o próprio Primeiro de Maio, “o nosso modesto clube”, como escreveu Nelson Cardoso Franco no livro de atas.

 

AMANHÃ NA SEMANA SANTO ANDRÉ

Outra foto inédita: que CA São Bernardo é esse?

O Ginásio Santo André muda para a Rua Delfim Moreira

 

Interação com Facebook

Dose cavalar

A morte de um cavalo mereceu nestes dias uma notícia na primeira página dos jornais.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 9 de abril de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 9 de abril de 1989 – ano 31, edição 7035

Manchete – Os metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, em assembleia ontem no sindicato, decidiram entrar em greve no dia 19.

“A greve pode ficar violenta”, declarou ao Diário Jair Meneguelli, presidente do sindicato.

Mauá – A indústria da desapropriação já preocupa os vereadores.

SOS Bairros – Favela invade rua na Vila Nogueira, em Diadema.

 

Em 9 de abril de...

1919 – O diretor de Instrução Pública do Estado, Oscar Thompson, em companhia do prefeito Saladino Cardoso Franco, visitam São Caetano. Em pauta, a escolha de um local em que deverá ser edificado o prédio destinado a reunir as escolas isoladas do distrito.

A Prefeitura de São Bernardo anuncia que vai destinar dez contos de réis à obra, orçada em 40 contos.

As autoridades informam que Ribeirão Pires e Paranapiacaba serão as próximas localidades a receber idêntico melhoramento.

O jornalista sírio Elias Massaro, 43 anos, discute e atira três vezes contra o patrício, e também jornalista, Salim Labaque.

Elias era redator do jornal “Brasil”, que defendia os aliados; Salim Labaque, redator do jornal “Chibata”, defendia a causa alemã. A rivalidade jornalística vinha extrapolando as páginas dos jornais.

Salim Labaque foi internado em estado grave na Santa Casa de Misericórdia, e Elias Massaro foi preso em flagrante por delegado que presenciou a briga, no Centro histórico de São Paulo.

 

INTERNACIONAL

Do noticiário do Correio Paulistano: deram-se sangrentos conflitos entre italianos e albaneses em Betchat, ao Sul da França.

Do noticiário do Estadão: na Alemanha, greves em Berlim, desordens em Munique.

1964 – Editado o Ato Institucional nº 1 (AI-1) que depunha o presidente da República e iniciava as cassações da ditadura militar.

1969 – Em amistoso comemorativo ao aniversário da cidade, Santo André vence a Portuguesa de Desportos por 2 a 1.

1984 – Lions e Prefeitura de Santo André inauguram o Gero Parque, em Vila Guiomar.

 

Santos do Dia

Maria de Cléofas

Valdetrudes

 

Hoje

Dia Nacional do Aço

Dia da Biblioteca. Um decreto de 9-4-1980 instituiu no Brasil, também, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

 

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 9 de abril:

Em São Paulo, Cubatão, vizinho ao Grande ABC e elevado a município em 1949. E mais: Itariri, Mogi Guaçu, Pedro de Toledo e Pirapozinho.

No Piauí, Alagoinha do Piauí e Santo Antonio de Lisboa.

Em Sergipe, Arauá.

No Espírito Santo, Bom Jesus do Norte e Ecoporanga.

No Pará, Juruti.

No Rio Grande do Norte, Santana do Seridó.

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;