Política Titulo
Maurício Soares vira
homem-forte de Marinho
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
03/03/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


O ex-prefeito de São Bernardo Maurício Soares (PT) será anunciado secretário de Governo da administração Luiz Marinho (PT), no lugar de José Albino (PT). Essa é apenas uma das mudanças no primeiro escalão da gestão petista que serão divulgadas hoje pelo chefe do Executivo.

Maurício, 71 anos, era cotado para comandar a Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania), em substituição a José Ferreira (PT), que voltará para a Câmara. Toninho da Lanchonete (PT) também deixará a Pasta de Obras para retornar ao Legislativo, mas não há informações sobre os possíveis nomes que comandarão os setores. Perdem as cadeiras os suplentes petistas Wagner Lino e Fátima Araújo. Outra mudança é na Secretaria de Cultura. O titular Leopoldo Nunes será substituído pelo vice-prefeito Frank Aguiar.

O ex-chefe do Executivo ganha status de homem-forte de Marinho. Ele atuará na articulação entre o governo e a Câmara, além do relacionamento com entidades e partidos.

Maurício tem relação antiga com o PT, agremiação que ajudou a fundar. Foi o primeiro prefeito eleito (em 1988) pela legenda na cidade onde surgiu o partido. Em 1993 filiou-se ao PSDB e em 1996 conquistou o Paço pela segunda vez. Em 1999 migrou para o PPS, sendo reeleito em 2000. Depois disso, ingressou no PSB.

Deixou a Prefeitura na metade de seu terceiro mandato, no início de 2003, por motivos de saúde. Assumiu William Dib (então no PSB, hoje no PSDB). Seguiu naquele grupo político até meados de 2008, rachou com a base e aderiu à campanha de Luiz Marinho ao Paço. Assinou a ficha no PT novamente em agosto de 2008, 14 anos depois de sair da legenda, acusado de traição por não ter apoiado o candidato a prefeito indicado pela executiva.

Na eleição municipal de 2008, Maurício Soares foi - entre outros fatores, como amplo aporte financeiro e a participação do ex-presidente Lula na campanha - um dos grandes responsáveis pela vitória de Marinho, que recolocou o PT na administração após 16 anos fora do poder. Principalmente pela transferência de sua popularidade e bagagem política.

No primeiro ano da gestão petista, em 2009, o ex-prefeito atuou nos bastidores, como assessor especial de gabinete. Pediu exoneração da função em julho de 2010, antes do pleito, para ajudar - sem sucesso - seu filho Maurício Soares Júnior na disputa por vaga de deputado estadual.

Agora, retorna ao Executivo em nova função. Nesse hiato de sete meses não deixou de comparecer ao Paço. Conversa com servidores, se relaciona com secretários e assessores do governo e ainda goza de prestígio político por parte do prefeito Luiz Marinho. A proximidade é tão grande que, nos últimos dias, foi visto dentro do Paço, de bermuda, carregando processos debaixo dos braços.

Com o retorno, Maurício Soares renova parceria com o chefe do Executivo, que tentará a reeleição no ano que vem. Resta saber se as Secretarias de Obras e de Governo serão usadas por Marinho para acomodar aliados e, desde já, amarrar a coligação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;