Internacional Titulo
Israel perde batalha demográfica para palestinos
Da AFP
02/01/2004 | 15:17
Compartilhar notícia


Israel está perdendo a ‘batalha demográfica’ para os palestinos, que estão prestes a superar o número de judeus entre o rio Jordâo e o Mediterrâneo, enquanto a imigração judaica continua caindo.

"Antes do fim da década, os judeus serão minoria em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia", disse o demógrafo da Universidade Hebraica, Sergio Della Pergola.

Há 5,2 milhões de judeus entre o rio Jordão e o Mediterrâneo e quase 4,9 milhões de palestinos, inclusive o 1,2 milhão de chamados árabe-israelenses que vivem dentro do Estado judeu.

"A população árabe tem uma taxa de fertilidade muito mais alta do que a judia, que cresce sobretudo graças à imigração, mas esta continua a cair e a menos que um desastre atinja a diáspora judaica, nada aponta para uma mudança", disse Della Pergolla.

Segundo números oficiais, em 2003, a imigração para Israel atingiu o ponto mais baixo desde 1989, com uma queda de 31% frente a 2002. Menos de 24 mil imigrantes entraram no Estado judeu no ano passado

Cerca de 35 mil judeus imigraram para Israel em 2002, contra 44 mil em 2001 e 60 mil no ano 2000.

Especialistas dizem que a razão para a queda na imigração é, por um lado, a situação de segurança em Israel, enquanto a Intifada ainda está causando vítimas, 40 meses depois de explodir, e por outro, a recessão econômica.

Segundo o birô palestino de estatísticas, em 2010 os palestinos superarão os israelenses em população, com 6,2 milhões contra 5,7 milhões, se as taxas de crescimento demográfico se mantiverem as mesmas.

Não há estatística oficial sobre a emigração de Israel, pois são necessários cinco anos para determinar se a pessoa se estabeleceu definitivamente em outro país, mas a imprensa israelense sugeriu que de 10 mil a 15 mil pessoas deixaram o país, por ano, desde o início da nova intifada.

Enquando a idéia da transferência - a proposta nacionalista de deportar os palestinos da "Grande Israel" - perde terreno, o argumento da fraqueza demográfica israelense está sendo usado por todos os lados para promover uma solução de dois Estados.

Simpatizantes de esquerda alertaram que Israel não conseguirá mais se identificar como democrático se continuar a dominar tantos palestinos, enquanto a direita tem usado o espectro da maioria árabe para propôr a separação, seja negociada ou unilateral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;