Memória Titulo Memória
É por aqui que eles entram

O alerta é endereçado à Guarda Municipal de São Bernardo...

Ademir Medici
07/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O alerta é endereçado à Guarda Municipal de São Bernardo. Informamos que os larápios que depredam o cemitério-museu de Vila Euclides agora invadem a necrópole pela frente, entre a Avenida Redenção e a Rua Santa Adelaide. Eles descobriram que nestes pontos, entre a portaria principal e o velório, não existem câmeras – estas foram postas no muro da Rua Senador Flaquer.

Ou seja: antes eram depredados e roubados os túmulos do fundo; agora são atingidos os túmulos da frente. E o nosso mais antigo cemitério, que é o mais antigo do Grande ABC em efetiva atividade, vai perdendo suas mais caras referências.

Um guarda durante o dia e outro à noite é pouco para policiar todo o cemitério. É preciso triplicar esse número, quadruplicar, um investimento que não vai prejudicar o erário e que garantirá um pouco mais de segurança à história local. Mesmo porque o Cemitério de Vila Euclides é tombado (preservado oficialmente) pelo município, que precisa zelar de fato por ele, um próprio municipal que os antigos legaram às atuais gerações – e aos atuais mandatários.

NOTA HISTÓRICA

Esta parte desguarnecida do Cemitério de Vila Euclides é a sua extensão, dos anos 1960, quando o espaço antigo já não dava conta de novos jazigos. Reparem que esta parte não possui os grossos muros de alvenaria caiados de branco da parte antiga. São alambrados de arame, que facilitam a invasão.

Mesmo tombado, o cemitério poderia ganhar muros como os antigos, ainda mais elevados, sem atingir a estética e as recomendações preservacionistas. Bastariam uma análise pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e um pouco de vontade.

News Seller há 50 anos

Quinta-feira, 7 de outubro de 1965 - ano 8, nº 387-a

Manchete – Operários reunidos decidem: campanha contra a lei 4.725

- Esta lei trata de dissídios coletivos e é considerada contrária aos interesses dos trabalhadores.

Judiciário – Comarca de São Bernardo comemora 10º aniversário em ato marcado para o Tribunal de Júri local.

Campanha – News Seller recebe voto de louvor pela realização do curso ‘Como deixar de fumar em cinco dias’.

Em 7 de outubro de...

1915 – Foram criadas mais duas classes suplementares no Grupo Escolar de Santo André e nomeadas para regê-las as professoras Adelina Martine e Alice de Godoy, substitutas efetivas do mesmo estabelecimento. Atualmente estão funcionando 14 classes.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A Romênia concentra tropas na fronteira búlgara e fortifica-se na margem do Danúbio’.

1930 – Fundado o Esporte Clube Parque das Nações, em Santo André.

- A revolução em curso. Polícia de São Paulo tira do ar estações de rádio sob a alegação de que estavam espalhando boatos e falsas notícias. Feriado nacional estendido às escolas públicas. Presidente Washington Luiz permanece no Palácio Guanabara. Presidente eleito, Julio Prestes recebe telegramas de solidariedade.

1970 – Começa o 5º Campeonato Popular de Futebol de Salão promovido em conjunto pelo Diário, Primeiro de Maio, A Esportiva e Casa Esporte. Participantes: Acadêmicos 5-2, ACTU (Associação Cultural dos Trabalhadores de Utinga), Associação Paroquial de Esportes, Canarinhos Clube, Casa Esporte, Casa Lando, Cerâmica de São Caetano, Diasa Clube, GE Clube, CA Pirelli, CA Rhodia, Grei Villares, Unidos de Santa Terezinha, Vila Alice e 14 de Março

1975 – Prefeito Antonio Pezzolo, de Santo André, assina escritura de compra do prédio onde funcionava a Escola Senai, na Rua Campos Sales, esquina com a Rua Bernardino de Campos. Intenção era instalar ali o Semasa (Serviço Municipal de Água e Saneamento).

Nota – Na verdade, o edifício do Senai foi demolido e ali funciona hoje uma agência do Bradesco.

Hoje

- Dia do Compositor

Santos do Dia

- Nossa Senhora do Rosário.

Com a reforma do calendário litúrgico de 1960 a ‘Festa do Santíssimo Rosário’, como era chamada, passou a ser o dia da comemoração de ‘Nossa Senhora do Rosário’ e o mês de outubro dedicado ao rosário e a todas as missões apostólicas.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Helano

- Osita

- Mateus de Mântua 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;