Internacional Titulo
Morreu ex-presidente da República Dominicana
Por Das Agências
01/11/2001 | 12:24
Compartilhar notícia


O ex-presidente dominicano Juan Bosch, de esquerda, morreu esta quinta-feira aos 92 anos de idade, informaram seus familiares. Nascido em 30 de junho de 1909, em La Vega, 110 km ao norte de Santo Domingo, Bosch governou por sete meses a República Dominicana em 1963, até que foi derrubado por um golpe de Estado.

Bosch morreu tranqüilamente em sua residência e a família não deu maiores detalhes a respeito da causa da morte.

O idoso ex-presidente tinha uma saúde crítica há meses, e chegou a ficar em coma em agosto passado por causa de vários problemas, como uma fibrose neural.

Dois anos depois de ser derrubado, em 1965, uma tentativa liderada pelo coronel Francisco Alberto Caamaño de recolocá-lo no poder fracassou devido à intervenção militar de 42.000 fuzileiros americanos.

Bosch fundou, em 1939, com outros exilados dominicanos, em Havana, o agora social-democrata Partido Revolucionário Dominicano (PRD) e, em 1973, o Partido da Libertação Dominicana.

Também foi um prolífero escritor, com mais de 30 obras publicadas, entre contos, biografias e análises políticas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;