Cultura & Lazer Titulo Show
Raiz e sangue blues

JJ Jackson fará apresentação gratuita hoje, às 18h, no Teatro Municipal de Mauá, junto com piano, contrabaixo e bateria

Por Marília Tiveron
Especial para o Diário
07/09/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Sua origem diz quase tudo. Nascido em Arkansas, nos Estados Unidos, região conhecida como Cinturão do Blues, JJ Jackson desde cedo se deixou influenciar pelo ritmo que balança seu povo. É uma paixão de muito tempo. Só de carreira são 35 anos, sendo que desde os 15 ele tem relação direta com a música. Experiência, versatilidade vocal e ginga contribuem com a presença de palco do intérprete, também compositor e ator, que fará apresentação gratuita hoje, às 18h, no Teatro Municipal de Mauá.

Acompanhado por piano, contrabaixo e bateria, Jackson preparou repertório baseado em canções próprias e interpretações de consagrados. Durante cerca de uma hora, faixas autorais de seus dois últimos CDs, Jackson and Special Friends e Momento Acústico, vão se misturar a algumas de Rolling Stones, Beatles e Jimi Hendrix, que foi vizinho de Jackson, colega de escola e integrou seu primeiro grupo, Rocking Teens.

"Música que com certeza entrará no show é Back in São Paulo, que foi tema da novela Uma Rosa com Amor, do SBT", adianta o norte-americano, que ainda carrega forte sotaque e também produziu trilhas sonoras de outros folhetins, como os globais Vamp e Rainha da Sucata.

Ele explica que o repertório é decidido dois dias antes da apresentação. Para não haver confusão, JJ Jackson e a banda escolhem as músicas e a ordem em que irão tocá-las. Mas se a proposta for um pouco mais acústica, há espaço para improviso. "Se no palco ficarmos eu e o pianista, podemos decidir na hora o que apresentar."

Entre uma música e outra, JJ Jackson aproveita para interagir com a plateia. "O mais importante é ter essa comunicação com o público. A pior coisa do mundo é perdê-lo depois de três, quatro músicas. É minha obrigação deixá-lo envolvido com o que estou fazendo", explica.

A consequência de sua dedicação é medida pelas gotas de suor: "Perco um quilo e meio por show. Quanto maior o público, mais quilos perco. É importante ter energia para poder transmiti-la àqueles que me assistem."

Além da agenda de shows, Jackson se dedica a editar o DVD gravado em Caxias do Sul (RS), ainda sem título definido. O lançamento deve ocorrer em dezembro.

HISTÓRIA
Pela estrada, JJ Jackson teve oportunidade de dividir palco com artistas consagrados, como B.B. King e Lightinin Hopkin.

Há mais de 20 anos, foi convidado pelo grupo Irmãs Montezzi, composto por três bailarinas e cantoras brasileiras, para conhecer Ipanema. A passagem pelo Rio de Janeiro, e também por São Paulo, foi suficiente para encantá-lo e fazê-lo retornar diversas vezes, a ponto de adotar o País como novo lar. "Gosto de tudo no Brasil.
Conheço gente em todo canto. A cultura é muito rica", elogia. O bluesman já está tão incorporado aos costumes locais, que pede para ser chamado de JJ Jackson do Brasil.

Sobre o mercado brasileiro, afirma que o blues já conquistou seu espaço. "O blues está confortável no Brasil. Mas pertence a uma elite, o povão ainda não o entende", critica.

JJ Jackson - Show. No Teatro Municipal de Mauá - Rua Gabriel Marques, 353, Mauá. Tel.: 4555-0086. Hoje, às 18h. Grátis. Ingressos estarão disponíveis a partir das 17h na bilheteria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;