Cultura & Lazer Titulo Música
Nos passos e letras do sambista
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
27/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Talento é o que não falta ao sambista carioca Wilson Moreira, 73 anos, que tem várias músicas gravadas por nomes de peso, como Jair Rodrigues, Clara Nunes e Beth Carvalho. Pela primeira vez, o compositor se apresenta em Santo André. Os shows estão marcados para sexta-feira e sábado, em duas casas da cidade.

Entre músicas que Moreira escreveu sozinho e em parceria, somam-se mais de 400 gravadas. "Compositor precisa ter o momento dele. A inspiração, às vezes, pega a gente de surpresa. Escrevo muito quando viajo", afirma.

Gravada por Clara Nunes, "Coisa da Antiga" é uma das letras que surgiu dessa forma. "Uma vez, viajei de ônibus a São Paulo e voltei com a música pronta. No outro dia, ela (Clara) já a estava cantando", se recorda aos risos.

Com seis discos lançados, o mais recente ainda de 1997, aguarda um convite de gravadora e garante que tem algumas letras inéditas. "Quando chegar a hora, vou tirá-las do baú para colocar os arranjos", declara.

O sambista também faz boas melodias. Apontado como ‘sujeito que põe música até em bula de remédio', chegou a firmar parceria com Nei Lopes que rendeu dois álbuns: "A Arte Negra de Wilson Moreira e Nei Lopes" (1980) e "O Partido Muito Alto de Wilson Moreira e Nei Lopes" (1985).

Para os shows em Santo André, o carioca reserva "músicas que o povo gosta", conforme define. Fazem parte da lista: "Goiabada Cascão" (com Nei Lopes), "Judia de Mim" (com Zeca Pagodinho) e "Quintal do Céu" (com Jorge Aragão). Moreira será acompanhado de dois grupos, "Samba do Olaria" e "Comunidade Boteco de Maria". No total, 12 músicos entoam repique, banjo, surdo e afins.

Wilson Moreira e Convidados Show. Na sexta, a partir das 21h. No Bar Perna de Cobra (Rua Arthur de Queirós, 99,Santo André). Tel.: 4427-4858. Ingr.: R$ 15 (antecipado). No sábado, às 14h. Na Associação Cultural do Parque João Ramalho (Rua Piracanjuba, 33,Santo André). Tel.: 4472-8513. Ingr.: um quilo de alimento não perecível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;