Cultura & Lazer Titulo Espetáculo
Escola Livre de Teatro revela bastidores

Começa hoje tradicional 'Mostra de Processos' com atividades focadas na participação de aprendizes

Sara Saar
Especial para o Diário
04/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A ELT (Escola Livre de Teatro) de Santo André abre hoje a tradicional Mostra de Processos, a primeira do ano, que segue até dia 17. Entre as atividades - gratuitas e concentradas na participação dos aprendizes -, haverá espetáculos, oficinas e exercícios cênicos.

A montagem Woyzéck abre o evento com a atuação da 11ª turma da Escola, que se forma neste mês. Com sessões programadas para hoje e amanhã, às 20h, o espetáculo fala da condição humana anulada por indivíduos automatizados, cobaias de um experimento que os obriga a viver somente de ervilhas. O espetáculo volta a ser apresentado no próximo fim de semana, às 20h30.

Na segunda-feira, às 18h30, a produtora Isabel Teixeira - vencedora do Prêmio Shell de melhor atriz em 2009 pela peça Rainhas - tem um encontro agendado para debater sobre a formação de ator-produtor e ator-dramaturgo.

O destaque da edição fica por conta do monólogo A Noite do Barqueiro, com direção de Samir Yazbeck. A montagem, que comemora os 30 anos de carreira do ator paulista Hélio Cícero, será encenada na sexta-feira, às 20h.

O solo conta a história de um homem que, após uma tempestade, permanece em uma ilha deserta, à espera do amanhecer para seguir viagem. Enquanto as horas passam, faz reflexões sobre a vida e questiona o sentido da própria existência.

Nesse mesmo dia, às 16h, o próprio Yazbek, acompanhado de Helio Cicero, ministra o Workshop de Dramaturgia. A atividade discute o processo de criação da montagem. São 20 vagas, oferecidas pela ordem de chegada. Outro espetáculo na agenda é o Sirila Griô, a Benzedeira, em cartaz no dia 15, às 19h. Denise Guilherme vive Lamparina, um contador das histórias de Sirila, uma benzedeira que abre as portas de sua casa no último dia de vida para lembrar às pessoas de suas crenças, lendas e costumes.

A atividade de encerramento será desenvolvida pelo Núcleo de Máscara, às 18h. Haverá uma demonstração do trabalho, que é baseado na pesquisa desta linguagem sob aspectos diversos como teórico, estético e cultural.

A programação pode ser conferida no blog da ELT (www.escolalivredeteatro.blogspot.com) ou no site da prefeitura (www.santoandre.sp.gov.br). O coordenador pedagógico da Escola, Edgar Castro, já adianta que a próxima edição deve ser ampliada para outras linguagens artísticas. "No fim do ano, queremos desenvolver a mostra em conjunto com as outras Escolas Livres da cidade, como a de Literatura e a de Cinema e Vídeo", afirma.

Mostra de Processos da ELT - Teatro. Abertura hoje, às 20h. Escola Livre de Teatro - Praça Rui Barbosa, 12. Tel.: 4996-2164. Entrada franca. Até dia 17, Programação no www.santoandre.sp.gov.br

(supervisão de Gislaine Gutierre)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;