Política Titulo
Três disputarão prévia do PT em S.Caetano
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
14/01/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O pré-candidato do PT de São Caetano Valmir Murbach pode ser peça-chave em um possível segundo turno nas prévias do partido, que provavelmente serão realizadas no último domingo de fevereiro. Murbach concorrerá ao pleito interno como terceira via, ao lado de Jayme Tortorello e João Moraes.

Em 2004, Murbach foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-vereador Hamilton Lacerda (afastado da legenda). Mas diz não estar ligado a nenhum dos grupos que hoje se destacam na legenda.

Embora tenha apoiado o atual presidente do diretório, Edison Bernardes, no PED (Processo de Eleição Direta), ele discorda da postura do mesmo na prévia. Bernardes é a favor da candidatura de Jayme Tortorello à Prefeitura. Por isso, resolveu lançar-se também pré-candidato a prefeito. “Tenho bom trânsito nos dois grupos. Ele (Jayme) tem muita rejeição”, argumenta.

Se não for para o segundo turno das prévias, Murbach ainda não sabe para quem dará seu apoio, mesmo sendo contrário ao nome de Jayme. “Teremos de avaliar a situação com nossos apoiadores para definirmos para que lado vamos”, afirma.

Os dois outros concorrentes têm grupos consolidados. João Moraes tem apoio de Edgar Nóbrega, único vereador petista na Câmara. Moraes afirma que irá procurar Valmir se estiver no segundo turno para, assim, tornar real sua candidatura.

“Tentaremos as alianças depois de definidos os pré-candidatos que irão para a disputa final”, avisa.

Já a base de Jayme Tortorello é formada por lideranças que venceram o PED. Liderados pelo presidente Edison Bernardes, os militantes que apóiam Jayme apostam no irmão do ex-prefeito Luiz Tortorello para arregimentar votos da direita indecisa. Sobre uma possível parceria entre João Moraes e Valmir Murbach em uma disputa final, Jayme é incisivo. “Vencerei no primeiro turno.”

E completa: “70% das lideranças petistas me apóiam. Nada pode atrapalhar a vitória”. Em seguida, minimiza: “Depois das prévias, sairemos com o partido unido”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;