Setecidades Titulo
Especialistas dizem que aversão à polícia ajuda traficantes
Por Gabriel Batista e Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
31/07/2005 | 07:46
Compartilhar notícia


A imagem negativa da polícia nas favelas do Grande ABC contribui com o império do tráfico de drogas. A pesquisadora em serviço social da PUC-SP Luzia Lippi afirma que a figura mais temida nas favelas de Santo André é a do policial. Em segundo lugar, a do traficante. Ela acredita que assim fica fácil para esses criminosos conquistarem os moradores das favelas com cestas básicas e benfeitorias. Para o diretor-científico Guaracy Mingardi, do Ilanud (Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção de Delitos e Tratamento do Delinqüente), "a cada tapa que a polícia dá em uma favela, ganha dez inimigos".

A lacuna deixada pelo poder público nesses locais mais a aversão à polícia resultou na coroação do crime organizado como dono das favelas. A pesquisadora da PUC-SP Luzia Lippi constatou em seu estudo Personagens, Enredos e Cenas de Violência na Cidade de Santo André, publicado em 2003, que os traficantes da cidade se tornaram donos das favelas. "Durante a pesquisa, tive contato com um traficante do Jardim Santo André que descartava programas assistenciais básicos, porque dizia que leite e comida ele mesmo se encarregava de distribuir", afirma Luzia.

Ela conta que verificou em seu estudo que os traficantes arranjavam ambulâncias para moradores doentes, puniam maridos que batiam nas mulheres e chegavam a pagar cursos de informática e até administração para os soldados da boca. "Existe uma relação de afeto e medo entre moradores e traficantes", diz Luzia.

Essa relação de afeto muitas vezes é decorrente da aversão que os moradores têm à polícia. "Temos que trabalhar melhor a imagem dos órgãos de Segurança Pública", acredita o pesquisador do Illanud, Guaracy Mingardi. Ele cita como exemplo negativo a chacina promovida pelo sargento da Polícia Militar, Ricardo da Silva Santos, no Jardim Portinari, em Diadema. "Quando se faz coisas assim, a molecada vai ficando resistente à polícia", afirma.

Para Mingardi, se a postura da polícia não mudar, São Paulo corre o risco de se igualar ao Rio de Janeiro na questão do domínio das favelas pelo tráfico. "Mas, por enquanto, São Paulo só precisaria de um mandato para mudar a situação. O Rio necessitaria de quatro."

O coordenador da CAP (Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública), Túlio Kahn, afirma que o tráfico jamais substituirá o Estado. "O assistencialismo dos traficantes atende a uma escala muito limitada de pessoas. Não representa uma alternativa, jamais a ação de criminosos vai substituir o governo", diz Kahn. Ele cita pesquisa do governo do Estado em que a segunda causa de homicídios com autoria desconhecida é o tráfico de drogas. A primeira, vinganças interpessoais. "O tráfico é um regime de terror o tempo todo."

O delegado titular do 6º DP de São Bernardo, Paul Henry Verduraz, diz que a lacuna deixada pelo poder público culmina em um esforço muito maior por parte da polícia para conter o tráfico. "Se administradores que passaram pela cidade tivessem investido mais em outras áreas, hoje não seria necessário tanto investimento na área da Segurança Pública", acredita. Agora, para ele, é necessário mais investimento na área social e manter o da Segurança Pública para reverter o espaço tomado pelos traficantes.

Outro ponto importante é a irresponsabilidade pública na formação das favelas. "Se muitos administradores não deixassem que houvesse tantas invasões, não existiriam muitos dos problemas que estamos discutindo", diz Verduraz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;