Setecidades Titulo
Lixão inferniza moradores do Ferrazópolis
Por Leandro Calixto
Do Diário do Grande ABC
22/11/2005 | 08:07
Compartilhar notícia


Um lixão vertical de quase 100 metros de altura vem causando transtorno para os moradores do bairro Ferrazópolis, em São Bernardo. Há cerca de dez anos, os primeiros detritos começaram a ser depositados no alto de um morro pelos próprios moradores da região. No local, hoje estão acumulados objetos velhos, entulho, restos de comida e pneus. Até uma geladeira já foi deixada no local. Quando chove, o lixo desliza do alto do morro direto para a calçada da rua Regente Lima e Silva, próximo da Escola Estadual André Ferreira. De acordo com os moradores, a montanha começou a se formar numa área da Eletropaulo e, hoje, está em local próximo, em terreno pertencente à Prefeitura.

"Qualquer dia desses, uma dessas pedras vai cair na cabeça de uma das quase mil crianças que estudam na escola. Alguma providência precisa ser tomada antes que o pior aconteça", avisa o segurança Milton Mistrau, 57 anos. Além do aspecto ruim da área, os moradores estão revoltados com o mau cheiro que o lixão exala. "Quando o dia está ensolarado, o cheiro fica insuportável. Ninguém consegue passar por perto", afirma o porteiro Francisco Luiz da Silva, 44.

Já a dona-de-casa Maria José Reis, 48 anos, apela para o bom senso dos próprios moradores. Para ela, boa parte das pessoas que vivem na região é responsável pelo crescimento do lixão clandestino. "As pessoas precisam ter mais consciência. Não adianta jogar lixo neste local, pois nós mesmos somos os maiores prejudicados. Toda a área fica desvalorizada. Quem vai querer morar ou comprar uma casa por aqui?", observa.

Histórico – O lixão do bairro Ferrazópolis surgiu há aproximadamente uma década no terreno de propriedade da Eletropaulo. Como a denúncia dos moradores, a empresa de energia elétrica limpou e depois cercou toda área, que fica embaixo das torres de transmissão. "Mas depois disso, os moradores voltaram a jogar lixo nessa área próxima, que é da Prefeitura", completa o autônomo Silvestre Teixeira da Silveira, 50.

A Prefeitura de São Bernardo informou que iria mandar, segunda-feira, uma equipe técnica para fazer vistoria no local. Segundo a administração, só depois dessa visita à área do lixão seria possível se manifestar sobre as reclamações dos moradores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;