Setecidades Titulo
‘Nata’ suja superfície da represa Billings
Por Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
01/07/2005 | 07:52
Compartilhar notícia


Uma mancha branca semelhante à nata de leite surgiu na represa Billings, no Parque Los Angeles, em São Bernardo há quatro dias. A crosta acumulada na superfície chega a ter dois dedos de altura e exala forte cheiro de produto químico. Desde o surgimento da mancha, alguns moradores apresentaram sintomas de viroses, com diarréia e vômito, e as crianças que tiveram contato com a água desenvolveram um tipo de alergia, com vergões vermelhos pelo corpo.

A Sabesp (Serviço de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) se esquiva de qualquer responsabilidade sobre a área. Segundo informou a assessoria de imprensa do órgão, a água utilizada para o abastecimento só é retirada de dois pontos da Billings, do braço Rio Grande (próximo à estação de captação no Riacho Grande) e em Suzano, locais distantes de onde ocorre o problema. Procurada pela reportagem, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) não se pronunciou sobre o assunto.

Quinta-feira, a Secretaria do Meio Ambiente de São Bernardo ainda desconhecia o problema no Parque Los Angeles. A assessoria de imprensa da Prefeitura disse que equipes municipais estiveram reunidas com representantes do bairro quarta-feira para discutir melhorias e ninguém comunicou o surgimento da mancha.

A Secretaria de Saúde do município informou que não há registro de aumento na demanda por atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que atendem o bairro. Nesta sexta-feira, a Prefeitura promete fazer um levantamento mais detalhado junto às unidades.

Rosinete Oliveira dos Santos, uma das moradoras do bairro e ativista ambiental no Parque Los Angeles, confirmou que a Prefeitura não foi avisada. Ela acredita que a mancha pode ter se proliferado por conta do grande volume de esgoto clandestino jogado na represa naquela área. No ano passado, a planta aquática Salvínia s.p. se proliferou desordenadamente no braço Rio Grande da represa e os órgãos ambientais afirmaram que o crescimento foi resultado do calor e do volume de esgoto jogado na Billings.

Os moradores dizem que a Prefeitura iniciou obras de canalização do esgoto no bairro, mas suspendeu no fim do ano passado. A Prefeitura diz que as obras são de responsabilidade da Sabesp, o que a empresa não confirmou.

Odor – Outra possibilidade levantada pelos moradores é que a mancha seja de algum produto químico. “Não sabemos de onde veio. A impressão que dá é que foi jogada por alguma indústria e trazida para essa margem pelo vento”, supõe a moradora Maria Aparecida Alves de Oliveira. Ela conta que quarta-feira, por conta do forte cheiro, não pôde sair de casa. “Era insuportável. Piora quando anoitece.”

A dona-de-casa Consuelo Rocha, 33 anos, é uma das moradoras do Parque Los Angeles que teve mal-estar esta semana. Consuelo sentiu dor de cabeça e vomitou durante toda a madrugada de quinta-feira. “Comecei a me sentir mal quando senti o cheiro forte que vinha da represa.”

Djalma Nunes também acredita que a coceira que a neta sente no corpo seja resultado do contato com a nata branca acumulada na represa. “Ela está com manchas pelo corpo desde a última terça-feira, depois de ter brincado nas margens da represa.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;