Economia Titulo
Setor de plástico terá cursos gratuitos
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
13/07/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Uma série de cursos gratuitos para fortalecer a gestão das indústrias do setor plástico do Grande ABC acaba de ser lançada pela Prefeitura de Santo André, em uma parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico).

A iniciativa é parte de um programa desenvolvido em conjunto pela administração municipal e as duas entidades. Chamado PDS (Plano de Desenvolvimento Setorial) do Setor Plástico, tem como foco o aumento da competitividade desse segmento. Na região, são mais de 550 indústrias, que geram cerca de 18 mil empregos.

O PDS, que envolve investimentos de R$ 750 mil em pesquisas, treinamento, consultorias e outras ações, foi lançado no final do ano passado, mas apenas recentemente entrou em operação. A primeira iniciativa, em abril último, foi uma pesquisa junto a empresas do setor, para identificar as necessidades de melhoria nas atividades.

"Os cursos vêm justamente para suprir a demanda do segmento, apontada nesse levantamento", afirma o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Alexandre Gaino.

Serão treinamentos em gestão de qualidade, de produção e de pessoas, direcionados a gerentes, coordenadores e assistentes das empresas. Os dois primeiros cursos terão 40 horas de duração e o último, 20 horas. Cada treinamento terá 60 alunos e as inscrições (que podem ser feitas pelo telefone 4994-6949) já estão abertas.

Segundo a coordenadora do plano estratégico setorial da ABDI, Júnia Casadei, o objetivo dessa iniciativa é incentivar a consolidação das micro e pequenas empresas de transformação do plástico, a integração dessas companhias e a atualização do setor na região.

Além dos cursos em gestão, já está previsto, para o segundo semestre, capacitação em design de produtos e em financiamento e elaboração de projetos para obtenção de recursos de instituições como o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).

O plano inclui ainda, para os próximos meses, uma Rodada de Negócios e um Seminário do Plástico, e a realização de pesquisas em âmbito nacional e internacional para identificar mercados potenciais a serem explorados pelo segmento da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;