Memória Titulo Coluna
Brasil. Argentina. Taça Roca

A edição número 4 da Taça Roca foi disputada no Parque Antarctica, em São Paulo, no domingo, 18 de fevereiro de 1940. Chuva forte, gramado pesado, o jogo terminou empatado em 1 a 1 (chegando a 2 a 2 na prorrogação), obrigando à realização de um novo jogo, no mesmo local.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/02/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Os jornais informam que a primeira partida reuniu mais de 30 mil pessoas, com uma renda de 344:840$000 (mais de 400 contos).

O Brasil jogou com Aymoré, Jaú e Junqueira, Argemiro, Zarzur e Afonsinho (Del Nero), Adilson, Romeu, Leônidas, Tim e Carreiro.

(O goleiro Aymoré Moreira se tornaria treinador de futebol; dirigiu a Seleção Brasileira campeã mundial de 1962 no Chile).

A Argentina atuou com Gualco, Salomon e Valussi, Araguez, Peruca e Arico Suarez, Peucelle, Baldonedo, Arrieta (Cassan), Sastre e Garcia.

Árbitro: José Ferreira Lemos. 

Gols: Cassan e Leônidas (cobrando pênalti) durante o tempo regulamentar; Leônidas novamente e Garcia na prorrogação.

ORIGEM

A Taça Roca foi instituída em 1913. Recebeu este nome em homenagem ao presidente da Argentina, general Julio A. Roca – ele ofereceu uma taça para ser disputada entre os dois países. 

A primeira disputa foi em 1914, com a vitória do Brasil, que bisou o feito em 1922. A Argentina ganharia as três edições seguintes, inclusive esta de 80 anos atrás, no jogo extra também disputado no Parque Antarctica.

O Brasil conquistou o torneio 11 vezes e a Argentina, quatro.

A disputa da Taça Roca seguiu até 1976. Esquecida, voltou a ser disputada com o nome de Superclássico das Américas.


EM 1940

Os jogos da Taça Roca foram irradiados por dois pioneiros do rádio paulista: Nicolau Tuma – o speaker metralhadora – pela Rádio Cultura, PRE-4, 1300 kHz; e Aurélio Campos, pela Rádio São Paulo, PRA-5, 1260 kHz, em rede com Rádio Educadora de Campinas, Rádio Clube de Rio Claro e Rádio Clube de Sorocaba.

A Simca vai deixar São Bernardo 

Em 1960, a Simca do Brasil, indústria automobilística francesa com unidade em São Bernardo, confirmava mudança para Santa Luzia, em Minas Gerais. Seu diretor-presidente, Paulo Contijo, não deixava qualquer dúvida e alinhavava dois motivos:

Desde o planejamento da sua instalação no Brasil, foi a Simca destinada ao Estado mineiro nos planos aprovados pelo Geia (Grupo Executivo da Indústria Automobilística).

Suas instalações em São Bernardo nem sequer eram próprias. Foram arrendadas à Varam Motores, num contrato que iria expirar em dezembro de 1961.

Memória lembra que a Varam foi uma das pioneiras da indústria automobilística de São Bernardo, ao lado da Brasmotor – a Varam, montando caminhões; a Brasmotor, modelos Volkswagen.

Dizia Paulo Contijo em 1960: a Simca reiniciaria as obras de instalação em Santa Luzia, próxima a Belo Horizonte.

Diário há 30 anos

Domingo, 18 de fevereiro de 1990 – Ano 32, edição 7306 

Manchete – Postos fecham por falta de álcool. Quem desceu ao Litoral e está com tanque vazio pode ter problemas de abastecimento na volta 

Cena Política (Joaquim Alessi) – Seminário de vereadores, um passo importante para todo o Grande ABC. 

Carnaval – A Banda do Panelinha saiu ontem com 400 pessoas em Santo André, abrindo o Carnaval de rua.

Gastronomia – Mais de 13 mil pessoas invadem, todos os domingos, a chamada Rota do Frango com Polenta Assada no bairro Demarchi, em São Bernardo, consumindo perto de oito toneladas de frango.

Grandes restaurantes, como o Florestal, São Judas e São Francisco, servem também de espaço alternativo para shows e mantêm orquestras para animar os fregueses. 

Em 18 de fevereiro de...

1860 – Nasce, na Itália, Luiza Cita (Gerbelli), imigrante italiana estabelecida no Núcleo Colonial de São Bernardo, onde faleceu.

1900 – Nasce, em São Caetano, André Arthemio Lorenzini, presidente da Associação Comercial e Industrial de sua cidade e vereador em Santo André e São Caetano.

1920 – Anúncio. Aluga-se ou vende-se para o Carnaval um grande torpedo marca ‘Itala’. Preço da ocasião. Tratar à Avenida Rangel Pestana, 82.

1935 – Criadas sete escolas municipais na região, das quais duas noturnas para adultos, operários.

1940 – Balanço do Cartório de Registro Civil de São Caetano em janeiro de 1940: 79 nascimentos, 21 casamentos, 38 óbitos, 16 escrituras diversas e 25 procurações.

1970 – Vereador Omar Donato Bassani solicita à Viação São Bernardo a Ribeirão Pires que os ônibus da empresa passem pelas ruas centrais do distrito de Riacho Grande.

1975 – Entram em greve os lixeiros de São Caetano.

2000 – Inaugurada a Delegacia da Mulher em Diadema. 

Santos do dia

- Flaviano

- Bv. João de Fiesole

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 18 de fevereiro: 

- Em São Paulo, Bady Bassitt, Cajamar, Cândido Rodrigues, Cássia dos Coqueiros, Colômbia, Embu das Artes, Itapevi, Luiziânia, Pardinho, Peruíbe, Sagres, Salmourão, Saruitaiá e Taguaí.

- No Amazonas, Ipixuna

- No Rio Grande do Norte, Nísia Floresta

- Em Santa Catarina, Piratuba

- No Rio Grande do Sul, Roca Sales

- No Paraná, Salto do Lontra

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;