Memória Titulo
Guarda Municipal? Não, João Ramalho...
Ademir Medici
07/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O nome era pomposo: Instituto de Educação João Ramalho. Foi o primeiro ginásio e primeira escola normal de São Bernardo. Tinha, para a cidade, a mesma importância do Américo Brasiliense para Santo André e o Bonifácio de Carvalho para São Caetano. Conseguir uma vaga, difícil. Verdadeiro funil.

João Ramalho, escola estadual. Hoje funciona perto do primeiro Bar do Bolinho, mais ao Centro. Ao iniciar atividades, ficava no prédio hoje ocupado pela Guarda Civil Municipal. Um belo prédio, adaptado à arquitetura da antiga casa da prefeita e deputada Tereza Delta, com um belo jardim, ambos preservados.

Havia uma quadra cimentada para as aulas de educação física. E com que alegria Memória recebe a foto de hoje, enviada pelo Roberto Pelosini, que vai narrando:

Neste pátio curtíamos o recreio e fazíamos educação física com o professor Gastão.

A cantina era do Sr. João, ou Johnnys, seu apelido. Era careiro (ou tínhamos pouco dinheiro). Penso que a segunda hipótese era a mais verdadeira.

 

VESTIBULAR

O curso de admissão ao ginásio era livre, com a duração de um ano. Mas era preciso prestar uma espécie de vestibular para ser admitido. Os que não conseguiam faziam escolas particulares – e graças ao cursinho do João Ramalho obtinham um bom aproveitamento. De fato, o JR era excelente.

 

Nas ondas do Rádio
Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Neste final de semana, contos e canções natalinas.

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Retrospectiva dos melhores programas de 2016. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Milton Parron apresenta um programa que está sendo gestado, sem exagero, há 12 anos. É ele quem explica:

Gosto muito do gênero musical tango, e resolvi pesquisar tudo que tenho em meus arquivos pessoais, entrevistas com maestros, compositores, intérpretes (Oswaldo Pugliese, Francisco Canaro, Libertad Lamarque, Jorge Sobral, Suzana Rinaldi e pelo menos mais uns 15).

Objetivo: contar a origem de dois tangos que considero os mais bonitos e que são os mais gravados e regravados no mundo inteiro há pelo menos um século.

Além da história de ambos, também a história de vida dos seus dois autores. Um deles teve um fim extremamente melancólico, tão pobre, ainda jovem, que seus amigos se cotizaram para custear-lhe o enterro. Muito cruel especialmente pelo fato de que o tango que compôs ainda hoje gera milhões de dólares em vendas e execuções.

Também falo por alto sobre dois dos maiores astros do tango de todos os tempos, o francês naturalizado argentino, Carlos Gardel, e o brasileiro, também naturalizado naquele país, compositor Alfredo Lepera.

Enfim, para quem gosta de tango, especialmente dos dois que abordarei com mais profundidade, será um prato cheio. Não revelo os nomes porque vai tirar a graça daqueles que me dão o prazer da companhia nesse programa que produzo e apresento há 35 anos.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

 

 

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 7 de janeiro de 1987 – ano 29, edição nº 6334

Manchete – Empresários temem prejuízo na indústria. A repórter Marli Romanini mostra que a necessidade de realinhamento de preços no setor é urgente.

Grande ABC – Fortes chuvas provocam enchentes na região.

 

 

Em 7 de janeiro de...
1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a conferência dos aliados em Roma.

1962 – A Câmara de Santo André cassa o mandato do prefeito Oswaldo Gimenez: é o primeiro caso de impeachment no Brasil.

1977 – Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira inicia ciclo de filmes italianos com La Romana, dirigido por Vitório de Cicca.

Declarava o presidente César Lucchesi, da Società: será o primeiro filme de uma série a ser apresentada todas as segundas-feiras, filmes conseguidos pelo representante do cônsul em Santo André, Dante Gerodetti.

 

Hoje
Dia do Leitor

 

Santos do Dia
Luciano (Samósata, Síria, 235 – Nicomedia, Turquia, 312). Presbítero, teólogo e mártir.

São Raimundo de Penyafort.

Teodoro

Bem-aventura Lindalva Justo de Oliveira.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 7 de janeiro:

Em Minas Gerais, Carangola e Peçanha.

No Espírito Santo, Mantenópolis.

No Pará, Prainha

Na Paraíba, Prata.

No Rio Grande do Sul, São Francisco de Paula.

 

Escola Amaral Wagner convida...
Mas, afinal, quais foram os bacharelandos 1961 do Ginásio Estadual Amaral Wagner, de Utinga?

 

Segue a primeira listagem:

Alberto Adamastor, Alberto Mori, Alcides Oliveira Rocha, Amélia Antonine de Souza, Amélia Lopes de Souza, André Cândido de Oliveira, Antoninha Ivonete Fernandes, Antonio Celso Batista do Amaral, Aparecida Pelegrim, Arduína Izzo.

Carlos Alberto Grazioli, Carlos Tarcisio Rigobello, Cassio José Souzzi de Mello, Celestino Rodrigues, Célia Maria Madureira de Siqueira, Cerinéia Bueno Nogueira, Chimhiti Takatu.

Acervo: Douglas Piccolo

 

Continua...




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;