Nacional Titulo
Piloto diz que falha técnica causou acidente em lancha
Do Diário OnLine
28/10/2003 | 00:40
Compartilhar notícia


O piloto Armelindo Corrêa de Miranda afirmou à Polícia Civil do Rio de Janeiro que uma falha técnica provocou o acidente fatal com a lancha Pimba Pimbinha, sábado passado, na Ilha de Jaguanun (em Mangaratiba, litoral sul do Rio de Janeiro). Indiciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa, ele passou dois dias foragido e só se apresentou às autoridades na noite desta segunda-feira. O piloto vai responder pelas acusações em liberdade.

Miranda afirmou que a alavanca de controle da lancha quebrou em posição de aceleração – versão que foi confirmada pelo cabo da Marinha Marcos Manoel Corrêa Cavalcanti, que estava no barco. Segundo o piloto, a alavanca se rompeu quando o cabo Corrêa tentou reduzir a velocidade da embarcação.

A hipótese de falha mecânica já havia sido levantada pela Capitania dos Portos após uma análise prévia do barco. A lancha Pimba Pimbinha passará por novos exames de perícia técnica nesta terça-feira.

O acidente resultou na morte do estudante Gabriel Borges Soares Silva, 16 anos. A professora Andréa Lisboa Salgado, 33, teve as pernas amputadas. Ela estava numa bóia do tipo 'banana boat' que foi abalroada pela lancha descontrolada. Gabriel, que havia saltado para a água momentos antes, foi atingido pelo motor da embarcação.

Andréa foi transferida nesta segunda-feira para um quarto do Hospital das Clínicas de Jacarepaguá (zona oeste do Rio), após dois dias na unidade de tratamento intensivo (UTI). A professora está consciente e tem cooperado com os médicos.

Mudança - A Capitania dos Portos decidiu nesta segunda-feira transferir o comando das investigações sobre o caso para a capital fluminense. O inquérito será presidido pelo capitão-de-fragata Eduardo Luiz Cassano, que terá 90 dias para concluir o relatório.

A mudança foi adotada por precaução. O delegado da Capitania em Itacuruçá, capitão-de-corveta Eduardo Swiech, foi o promotor da visita dos 70 turistas à Ilha de Jaguanun. Andréa e Gabriel faziam parte do grupo. O comandante da Capitania dos Portos do Rio, capitão Eduardo Bacelar Ferreira, destacou que não há indícios de irregularidades cometidas por Swiech no caso.

Com informações das TVs Globonews e Globo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;