Esportes Titulo
Brincadeiras, neblina e suor no treino andreense
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
24/07/2010 | 07:24
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O trabalho de aquecimento e a neblina foram os dois grandes personagens do treino de ontem à tarde do Santo André, no Estádio Bruno Daniel. As brincadeiras promovidas pelo preparador físico Stélio Metzker e a mudança de tempo que fez a densa camada de ar descer sobre o gramado deram o tom para a atividade.

Após quase 15 minutos de conversa com o técnico Sérgio Soares no centro do campo, os jogadores andreenses foram para trás do gol realizar o aquecimento. Ao invés das habituais esticadas e puxadas, Metzker promoveu uma espécie de gincana. Na primeira prova, os atletas corriam em direções diferentes. Ao sinal do preparador, tinham de formar grupos com o número de componentes gritado. Quem ficasse de fora pagava castigo.

Depois, o elenco foi dividido em dois grupos e fizeram pequena competição. E os que perdessem carregavam os ganhadores às costas. "Na minha opinião todos têm de trabalhar com alegria acima de tudo. Gosto de introduzir essas brincadeiras, porque eles já iniciam o trabalho mais descontraído. E também serve como forma de integração", explicou Metzker.

De acordo com o preparador, a prática é utilizada com certa frequência. "Fazemos inclusive antes dos jogos, no vestiário. O que dá certo não se pode mudar", explicou. "Mas o grande segredo é saber diferenciar os momentos para se fazer trabalhos como esses.".

Mas depois das risadas vieram o frio e o suor. O primeiro, com a grande mudança de temperatura ocorrida no início da tarde de ontem, fez a neblina baixar sobre o Brunão - da entrada do túnel do vestiário não era possível sequer se enxergar o gol oposto. "Já estamos acostumados com essas mudanças aqui em Santo André. E os jogadores têm de estar condicionados para jogar sob qualquer temperatura", explicou o preparador físico andreense.

Já a transpiração foi em razão da exigência e dos gritos do técnico Sérgio Soares, que após atividade de valorização da posse de bola, fez trabalho específico de cabeceio com os zagueiros e de finalização com meias e atacantes. "Vamos! Vai! Velocidade! Forte! Firme! Boa!", eram algumas das expressões usadas e repetidas pelo treinador, que ao fim do treino elogiou a resposta do grupo. "Estamos em grande evolução, física, técnica e tática", exaltou Soares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;