Setecidades Titulo
Vale substitui esmola por refeição
Por Adriana Gomes
Do Diário do Grande ABC
08/07/2005 | 08:06
Compartilhar notícia


Se depender do Diário, da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e do Jeda (Projeto Juventude e Esperança do Amanhã), o hábito de dar esmolas nos faróis para crianças e adolescentes em Santo André está com os dias contados. O Jeda vai relançar o vale-refeição para menores carentes, um tíquete que - mais do que substituir o trocado oferecido pelas pessoas nos faróis por um prato de comida - pretende mudar a cultura assistencialista da população. O objetivo é mostrar que o dinheiro fácil nas mãos das crianças não contribui para a formação e pode até ser usado para compra de álcool e drogas. O projeto de relançamento conta com a parceria da Acisa e o apoio do Diário.

Lançado em 1995 como um projeto pioneiro pelo Jeda, associação civil (uma espécie de ONG - Organização Não-Governamental) com sede em Santo André, a idéia do vale-refeição inspirou várias outras iniciativas similares no país, como o Legal, da Prefeitura de São Paulo. A idéia é que o motorista abordado pelos menores nos faróis ofereça o tíquete em vez da esmola.

Mas a alimentação é só um atrativo para a criança ou o jovem em situação de risco social. De acordo com Mário Lucchini, coordenador de Educação Social do Jeda, chegando à instituição, o menor é recebido por educadores, psicólogos e outros profissionais. O grupo recepciona o visitante e começa a trabalhar para reintegrá-lo à sociedade e avaliar a possibilidade de também levá-lo de volta ao convívio da família, quando isso é possível. "O objetivo maior do Jeda é a educação da criança no sentido de garantir melhor relacionamento familiar e junto à comunidade", emenda a Irmã Indiana Marques Carraro, pedagoga que criou a instituição há 21 anos.

Neste relançamento do Projeto Futuro Melhor, como é denominada a iniciativa do vale-refeição, o Jeda espera atrair parcerias com a iniciativa privada e entidades para ampliar o espectro de abrangência do trabalho. Hoje, a participação maior é da comunidade. Pessoas físicas e comerciantes que já contribuem com o Jeda de alguma forma costumam retirar os blocos de vales gratuitamente para distribuí-los pela cidade. Agora, é estudada pela Acisa e pelo Jeda uma rede de distribuição em postos de gasolina, estacionamentos, shoppings e outros pontos estratégicos. Não é descartada contrapartida em forma de contribuição financeira simbólica, para auxílio das ações do Jeda. Atualmente, 80% dos custos da entidade são bancados pelos contribuintes voluntários. Os 20% restantes são provenientes da Prefeitura.

"Vamos estudar, mas a ação não estará ligada necessariamente à venda dos vales. O importante é determinar os pontos de distribuição. Conversaremos com sindicatos e entidades que englobam estacionamentos e postos de gasolina, por exemplo", informa Flávio Caio Martins, vice-presidente da Acisa. Ele diz que, inicialmente, a Acisa vai colaborar com a impressão dos vales e trabalho de divulgação intenso. "A sociedade precisa ter consciência da importância dessa ação. A idéia é muito boa, visto que substitui as esmolas nos faróis por essa moeda (vale-refeição do Projeto Futuro Melhor), que garante alimentação saudável, banho e outras ações positivas para o menor", completa Martins.

Para ajudar - Empresários, pessoas físicas e entidades que queiram contribuir com a distribuição, idéias, trabalho voluntário na instituição ou ajuda financeira para o projeto devem fazer contato com o Jeda, pelo telefone 4994-8884. A entidade fica na rua Doutor Eduardo Monteiro, 946, no Jardim Bela Vista, em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;