Cultura & Lazer Titulo
Descubra Paranapiacaba
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
09/07/2005 | 09:42
Compartilhar notícia


Começa neste sábado e vai até o dia 24 o 5º Festival de Inverno de Paranapiacaba. O maior evento cultural do Grande ABC ganha força este ano, com o orçamento recorde de quase R$ 1 milhão e um total de aproximadamente 120 atrações nas mais diferentes linguagens. Pelo menos 70 mil pessoas devem passar pela Vila, segundo estimativas da própria organização. O FIP não economiza em qualidade e, desta vez, traz nomes de peso como Luiz Melodia, João Donato, Vernon Reid (guitarrista do Living Colour) e Banda Mantiqueira, entre outros.

Não é só o FIP que está melhor. A Vila agora conta com dois importantes pontos históricos restaurados: o Castelinho, antiga residência do engenheiro-chefe da São Paulo Railway, que funciona como museu, e o Clube União Lyra Serrano, palco de importantes shows do FIP. Segundo o subprefeito de Paranapiacaba, João Ricardo Guimarães Caetano, o Castelinho ganhou uma iluminação especial na fachada. Já o Lyra "está em condições plenas de uso", mas só poderá ser visto por dentro durante os espetáculos.

"Sugiro aos visitantes que conheçam o mirante construído na parte alta, que possibilita ver o mar. Ele fica acima da copa das árvores e a vista, de lá, é muito bonita", diz.

Para facilitar a vida dos turistas em dias de chuva, as barracas do setor de alimentação ganharam uma estrutura maior, permitindo, assim que o visitante se acomode em um espaço coberto.

Embora os principais shows ocorram a partir das 15h, a programação da Vila já começa às 10h e não pára um segundo. Nas ruas, nos ateliês, nos galpões, há sempre um evento acontecendo. Há opções para toda a família. No Largo dos Padeiros, por exemplo, estarão concentrados os espetáculos infantis, os de cultura popular e o velho e bom chorinho, sempre prestigiado nos festivais.

Segundo Caetano, a segurança foi reforçada: serão 280 homens de várias corporações (Polícia Militar, Civil, Guarda Civil e Tiro de Guerra) e de empresas particulares, nos três fins de semana, além de cinco bombeiros. Durante o 5º FIP, Paranapiacaba contará com uma delegacia móvel, um caminhão do Corpo de Bombeiros, bases móveis comunitárias, motos, viaturas e homens a pé. O Pronto Atendimento de Saúde, que já funciona 24 horas, terá reforço de equipe médica e duas ambulâncias. Os visitantes, que já contam com uma estrutura de sanitários no PAT (Posto de Atendimento ao Turista) também terão à disposição 50 banheiros químicos distribuídos pela Vila histórica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;