Memória Titulo Memória
É hora de pesquisar

Na visita ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, chegamos a um espaço conhecido...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na visita ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, chegamos a um espaço conhecido: a sala de consulta. Para nós, a terceira versão, já que fizemos trabalhos no antigo endereço do Arquivo do Estado, na Rua Dona Antônia de Queirós, e já na Voluntários da Pátria, no prédio antigo.

Hoje a sala de consulta é integrada por dois núcleos, o de Assistência ao Pesquisador, dirigido pelo historiador Aparecido Oliveira da Silva, o Cido; e o Núcleo de Atendimento ao Público, cujo diretor é Tárcio Sandro Nascimento Silva.

Um núcleo trata da chamada logística de arquivamento e desarquivamento. Orienta o pesquisador com relação ao manuseio da documentação disponibilizada – documentação já tratada em todos os setores visitados pelo pessoal do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Outro núcleo orienta o pesquisador em relação às fontes do Arquivo do Estado: algumas potencialidades de fontes e possibilidades de pesquisa.

CARIMBO EM PUNHO – Também são emitidas certidões de caráter comprobatório, geralmente documentos de terra, inventários, testamentos; certidões de migração; fundos já tratados.

Um exemplo: os livros originais do Núcleo Colonial de São Bernardo, abertos em 1877 e 1878, estão à disposição dos Bonicio, Casa, Demarchi, Marson, Setti, de todas essas famílias pioneiras com raízes no novo São Bernardo.

Informa Cido: “O Tárcio desarquiva e arquiva a documentação o mais rápido possível, porque recebemos pesquisadores de vários lugares, Estados e países e que têm necessidade dessa agilidade no acesso à documentação”.

Os consulentes são orientados no acesso ao manuseio. O uso de luvas é obrigatório. O da máscara não, porque às vezes algumas pessoas têm alergia.

A documentação está em suporte digital com o site do Arquivo e a rede interna. São documentos originais, em jornais, revistas, manuscritos. E muita coisa em microfilme, com 15 leitoras.

VAI LÁ... – O tratamento e descrição arquivística são feitos no nono andar do prédio monumental do Arquivo do Estado. De lá se chega à grande sala de consulta, para pesquisa pública.

O monitoramento é feito por câmeras e o olhar vigilante da equipe. O furto de documentos às vezes é feito por encomenda até mesmo internacional. Um pesquisador foi flagrado em 2013, levado à polícia e preso por danificar o patrimônio público. Todo o episódio devidamente filmado.

Você já pesquisou no Arquivo do Estado? Não perca essa oportunidade. É de graça. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h – os pedidos são feitos até às 16h. Você vai ver: a documentação é desarquivada e volta ao Acervo no mesmo dia. Nada fica fora do lugar. Afinal, dia seguinte, o mesmo documento poderá ser solicitado por outro pesquisador e nada pode falhar.

Da obra de Mario Mastrotti

Cubinho em: atentados

* Visite exposição na biblioteca Central da Umesp. Até o dia 13.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 5 de junho de 1984 – ano 27. nº 5537

Manchete – São Caetano declara moratória da dívida externa

Data – No Dia do Meio Ambiente, só reivindicações.

Movimento Sindical – Trabalhadores da Pirelli aprovam proposta salarial.

Editorial – A explosão do povo tem suas razões

Municipalismo – Santos elege o PMDB e lavra ato de protesto: Oswaldo Justo eleito prefeito.

Santo André – Inaugurado domingo o centro comunitário do bairro Campestre.

Futebol – Segunda Divisão. Domingo, Saad 1, Ferroviário Ituano 1, no Estádio Lauro Gomes; São Bernardo 1, Paulista 1, no Baetão.

Polícia – Oito presidiários escapam por túnel da cadeia pública de São Bernardo, em plena luz do dia.

Em 5 de junho de...

1969 – Procissão de Corpus Christi, em Santo André, vai da Matriz à Catedral do Carmo. Dom Jorge Marcos de Oliveira transporta o Santíssimo e celebra missa campal.

1974 – Faculdade Paulista de Serviço Social, de São Caetano, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação.

– Jornalista Edison Motta escreve no Diário: “São Bernardo, rico em indústrias, pobre em comércio”.

Santos do dia

- Bonifácio. Natural da Inglaterra, levou o catolicismo para a Alemanha. Era monge. Por toda parte instalou mosteiros e dioceses. Chegou a arcebispo e foi decapitado por pagãos. Faleceu em Frísia, entre a Alemanha e a Dinamarca, no ano 754.

- Fernando de Portugal

- Círia

Hoje

Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente.

Academia

O trabalhador químico e sindicalista Remigio Todeschini, de Santo André, agora é doutor. Foi aprovado na defesa de tese em 22 de maio. Tema: Desenvolvimento de um modelo de avaliação institucional: missão, valores, atitudes e ações (o caso de Saúde do trabalhador da Previdência Social).

O trabalho foi defendido junto ao programa de pós-graduação de Psicologia Social, do Trabalho e Organizações na Universidade de Brasília.

Trata-se de um novo modelo de avaliação institucional, diferente dos modelos por metas e indicadores. As pesquisas foram desenvolvidas entre 2010 e 2013, em Brasília e no Grande ABC. As fontes foram trabalhadores, empresários, gestores do Ministério do Trabalho, do INSS e do Cerest de Santo André.

Falecimentos:

ESMERALDA BECHARA

(São Paulo, 9-7-1928 – São Caetano 30-5-2014)

Dona Esmeralda tinha muitas histórias para contar. Ela é uma das vozes imortalizada na história do centenário do São Caetano Esporte Clube. Está no DVD lançado há uma semana pela Fundação Pró-Memória. CD que acompanha o número especial da Revista Raízes. Tudo distribuído na festa de gala do clube.

“Quem vinha cantar muito no São Caetano era a Lolita Rodrigues. Ela frequentava o clube, participava dos bailes. Até chegou a namorar um rapaz de São Caetano. Vinha com a mãe. Depois, mais tarde, começou a aparecer na televisão e casou com o Airton Rodrigues”, registrou nossa homenageada na gravação que guardamos com todo carinho.

Dona Esmeralda parte aos 85 anos. Era viúva de Nadim Bechara. Deixa as filhas Margarete e Nahima. Está sepultada no Cemitério das Lágrimas.

Santo André

Maria Cuaio, 97. Natural de São José do Rio Pardo (SP). Dia 2. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Manoel Patricio, 90. Natural de Campinas (SP). Dia 2. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Antonio Macário de Souza, 80. Natural do Estado do Ceará. Ontem. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

José Gimenez Rodrigues, 79. Natural de Uchoa (SP). Dia 3. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

São Bernardo

Arnaldo Ivano Scatamachia, 96. Natural de São Paulo (SP). Dia 3. Jardim da Colina.

Olga Maria de Oliveira, 91. Natural de São Bernardo. Dia 29. Cemitério de Vila Euclides.

Eugênio Picolli, 88. Natural de Santo André. Dia 3. Cemitério de Vila Euclides.

São Caetano

Verônica Jaciulionis, 101. Natural da Lituânia. Dia 31. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Maria Faccioli, 97. Natural de Buenos Aires, Argentina. Dia 1º. Cemitério das Lágrimas.

Diadema

Elvira Lourenço da Silva, 98. Natural de Viçosa (MG). Dia 2. Vale da Paz.

Deusdete Barbosa de Menezes, 78. Natural de Pedro Alexandre (MG). Dia 1º. Cemitério Municipal.

Vera Lucia Berti, 59. Natural de São Paulo (SP). Dia 2. Cemitério Municipal.

Mauá

Cristiano David Pereira, 91. Natural de Silveirania (MG). Dia 29. Cem. Santa Lídia.

Herminia Damo, 91. Natural de São João da Boa Vista (SP). Dia 31. Cemitério da Saudade, Vila Vitória.

Raimundo de Souza Pinheiro, 87. Natural de Jaguaritama (CE). Dia 31. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Doralice Souza Barboza, 58. Natural de São Paulo (SP). Dia 2. Cemitério São José.

Naiton Cavalcante do Nascimento, 42. Natural de Quinjongue (BA). Dia 2. Cemitério São José.

Rio Grande da Serra

Joarez Ribeiro, 70. Natural de Pedra da Anta (MG). Dia 1º. Cemitério. São Sebastião.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;