Claúdio Conz Titulo
Educação transforma mercado de trabalho

Anamaco aposta na qualificação dos profissionais

Por Cláudio Conz
08/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


O processo de globalização mundial está trazendo novos desafios aos administradores de empresas dos mais diversos segmentos, inclusive o de material de construção, e muitos deles estão relacionados às funções de treinamento e desenvolvimento dos funcionários. A busca da competitividade transformou completamente o padrão de qualidade dos serviços, o aperfeiçoamento intelectual e o contexto dos negócios.

Quando o projeto Loja Escola da Anamaco foi iniciado, uma loja modelo completa para o treinamento dos profissionais inaugurada há quase 10 anos, tínhamos em mente ocupar uma preocupante lacuna existente em nosso setor, que era a de falta de mão de obra qualificada - problema que até hoje é considerado o nosso ‘Calcanhar de Aquiles'. Foi aí que decidimos apostar no projeto, por acreditarmos que uma das soluções para que o setor continuasse trabalhando a pleno vapor seria apostar em treinamento e capacitação de pessoal.

A ideia inicial era oferecer opções de cursos para todos os tipos de cargos e hierarquias existentes no setor e, também, para os prestadores de serviços. De lá para cá já se passaram nove anos e a Loja Escola do Varejo Anamaco é considerada, hoje, um conceito inédito e diferenciado, em âmbito nacional e internacional, que coloca à disposição de todos os varejistas do Brasil um laboratório com mais de 1.200 metros quadrados e um showroom com as maiores marcas do setor de material de construção, além do conceito de autosserviço - com as empresas parceiras expondo suas linhas de produtos e serviços. Na Loja Escola também são oferecidos cursos e treinamentos de aperfeiçoamento, que contribuem para a profissionalização de integrantes do pequeno, médio e grande varejo e oferecem uma visão mais realista do mercado.

Até hoje, cerca de 17.700 pessoas já foram certificadas nos diversos cursos e treinamentos realizados na Loja Escola. Além disso, já temos 600 alunos formados e em formação nos cursos de pós-graduação e MBA , além de 3.200 estudantes nos cursos a distância. Somente pelos treinamentos de condutores elétricos de alta e baixa tensão, foram 3.620 participantes, que tiveram uma redução de 30% no índice de acidentes fatais. Entre os atuais projetos em desenvolvimento no espaço, o destaque é o treinamento de pintores com tecnologia airless, que certificou 212 pessoas. Até o fim deste ano, a projeção é de chegarmos ao total de 20 mil profissionais qualificados em todos os cursos.

É a educação transformando a vida de milhares de trabalhadores, gerentes, eletricistas, pintores, vendedores. Com a qualificação, as empresas ganham mais, assim como quem trabalha. A educação é a chave para a transformação da sociedade, com a geração de mais emprego e renda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;