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Mercado de acessórios automotivos está em alta
Por Lana Pinheiro
Do Diário do Grande ABC
09/07/2006 | 08:06
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Venda de automóveis em alta e a necessidade de ser diferente dos outros. Esses ingredientes são o combustível ideal para o mercado de acessórios automotivos explodir. Só a General Motors, de São Caetano, fechou o semestre com R$ 90 milhões em faturamento, 40% mais do que o resultado de todo o ano passado. Nos próximos meses o desempenho deve ser ainda melhor e a expectativa da empresa é encerrar o período com receita de R$ 200 milhões.

“O lançamento de carros mais modernos e a vontade do consumidor de ter um produto com a sua personalidade transformou o setor de acessórios em ótima alternativa de negócio. Aumentou a concorrência e o preço dos produtos caiu, impulsionando o mercado ainda mais”, explica Cláudio Nascimento, gerente de marketing da GM.

Além disso, com as concessionárias cheias, os vendedores aproveitam a oportunidade para oferecer ao consumidor o conforto da direção hidráulica, a comodidade do CD Player ou a segurança dos vidros e travas elétricas.

“Só no mês de junho vendemos 1.852 sistemas de direção hidráulica. Há algum tempo, as vendas não passavam de 400 unidades/mês”, explica o executivo. “Existem acessórios que estão na moda e que são cíclicos, outros serão cada vez mais procurados pelos clientes”.

Potencial – Para tentar aproveitar o máximo desse mercado, a GM encomendou uma pesquisa a consultorias especializadas. O resultado surpreendeu: o mercado de acessórios é estimado em R$ 3 bilhões no Brasil. “Só a GM detém 30% da frota circulante, é um potencial muito grande a ser explorado”.

Os trabalhos para ganhar espaço já começaram na montadora. Além de equipe específica para planejar, desenvolver, produzir e vender as peças, a companhia investirá R$ 8 milhões no setor só neste ano. Parte dos recursos será usada para lançar 40 produtos até dezembro.

“O ciclo de vida de uma peça é relativamente curta, varia de dois a três anos, porque o consumidor está sempre exigindo peças mais modernas. Além disso a cada atualização do modelo a linha de acessórios também muda”, explica Nascimento.

Para conseguir apresentar todas as opções ao consumidor, a estratégia da GM é atrair o interessado à concessionária. “Quando veiculamos uma propaganda na TV, o carro é apresentado com todos os acessórios possíveis. Ao chegar na distribuidora, ele se deparará com vendedores muito bem treinados para auxiliá-lo na escolha dos acessórios”.




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