Setecidades Titulo Segurança Pública
Sto.André pleiteia 1ª DDM 24 horas

Equipamento funcionaria no Quarteirão da Segurança, que será inaugurado dia 12 na Vila Mazzei

Aline Melo
do Diário do Grande ABC
05/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Secretaria de Segurança de Santo André discute com a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo a instalação da primeira DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) 24 horas na região. A expectativa é a de que o equipamento possa funcionar no futuro Quarteirão da Segurança (Rua Sigma, 300, na Vila Mazzei), que será inaugurado no dia 12 de abril e vai abrigar, além do 6º DP (Distrito Policial), uma inspetoria da GCM (Guarda Civil Municipal). A inauguração faz parte das comemorações de aniversário da cidade, que completa 466 anos no dia 8 de abril.

O governador João Doria (PSDB) prometeu, ainda durante a campanha, que, até o fim de sua gestão, 40 das 130 DDMs do Estado funcionariam sem interrupção. Atualmente, dez unidades atuam durante 24 horas, sete delas na Capital. O secretário de Segurança de Santo André, Edson Sardano, explicou que o debate junto ao governo do Estado já está encaminhado e que a administração pretende ofertar o local para que seja abrigado o equipamento, como já ocorre atualmente com outras delegacias.

Sardano explicou ainda que o governo precisa publicar decreto instalando a DDM 24 horas, mas, antes disso, é preciso que as equipes que vão atuar na unidade já estejam aptas. “Uma delegacia da mulher, para funcionar 24 horas, precisa de pelo menos seis delegadas, 15 investigadores, escrivães, é uma mudança grande. Não basta apenas estar aberta o dia todo, precisa da estrutura, mas já está tudo bem encaminhado”, garantiu.

A ideia original é que a DDM funcione junto ao 6º DP, que também vai funcionar 24 horas por dia, mesmo que seja necessário realocar a GCM. “Tivemos uma reunião recentemente com o delegado seccional de Santo André (Francisco José Alves Cardoso), o governador tem essa predisposição de implantar mais unidades nesse modelo, mas precisamos das delegadas, das equipes, esperamos que seja breve”, concluiu.

A SSP informou, por meio de nota, que o governo de São Paulo trabalha para ampliar o número de DDMs 24 horas em todo o Estado e confirmou que o objetivo é ter 40 unidades com atendimento ininterrupto até o fim da gestão. “Para isso, estão em andamento estudos técnicos para a definição de um cronograma de implantação e viabilidade nas unidades, inclusive na DDM de Santo André.” A região conta com quatro delegacias especializadas para o atendimento de mulheres: em Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.

QUARTEIRÃO
O Quarteirão da Segurança, que será inaugurado no dia 12 de abril, é o primeiro de um total de três que a administração municipal pretende implantar na cidade. A unidade teve a obra de readequação custeada pela Prefeitura, no valor de R$ 700 mil. A medida vai beneficiar pelo menos 150 mil moradores da região, que não vão mais precisar ir até o Centro para registrar boletins de ocorrência fora do horário comercial.

Outro Quarteirão da Segurança deve ser implantado no bairro Campestre – compreenderá o 4º DP (Jardim), a delegacia seccional, a 2ª Cia do 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e uma inspetoria da GCM. Um terceiro equipamento é planejado para ser instalado no 2º Subdistrito, em local ainda a ser definido. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;