Setecidades Titulo COLUNA
Alimentos antioxidantes
Por Leo Kahn
05/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
congerdesign / Pixabay


Esses alimentos, na maioria vegetal, ajudam a impedir a oxidação de substâncias químicas que ocorrem nas reações metabólicas ou por fatores exógenos como radiações ionizantes.

A principal função dos antioxidantes é a proteção celular contra a ação dos radicais livres, retardando seu envelhecimento e prevenindo danos ao funcionamento do organismo.

Outros benefícios:

- Diminui o risco de vários tipos de câncer
- Proteção cardíaca
- Antiateromatose
- Prevenção de lesões vasculares cerebrais
- Reduz o desenvolvimento de doenças cerebrais degenerativas (Alzheimer e Parkinson)
- Auxilia o sistema imunológico
- Colabora na aparência da pele, dentes, cabelo e unhas
- Ajuda no controle de HAS
- Anti-idade

Saiba mais:
- Os antioxidantes possuem carga positiva.
- Essas moléculas se combinam aos radicais livres, neutralizando o efeito oxidativo.
- Alimentos integrais proporcionam uma maior quantidade de fibras e nutrientes.
- São ricos em vitamina B, E, silício, magnésio e fósforo, minerais essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico.
- O azeite de oliva extravirgem contém inúmeras substâncias antioxidantes, como derivados fenólicos e os esteróis livres.
- Pode ser usado aquecido, já que sua propriedade antioxidante se mantém em quase 80%.
- A linhaça é rica em ômega 3 e 6, vitamina E, os minerais zinco, manganês e selênio.
- É um anti-inflamatório natural.
- Ameixa-preta possui as vitaminas A, C, o ácido fólico, a vitamina K e as vitaminas do complexo B.
- Frutas doces que possuem diversas cores, como rosa, roxa, preta, laranja, branca e amarela, são benéficas para a saúde e ricas em antioxidantes.
- Por conterem grandes quantidades de nutrientes essenciais e altas concentrações de antioxidantes, alguns alimentos são chamados de superalimento. 
- As nozes possuem cerca de 20 unidades de antioxidantes – 20 vezes mais que a quantidade encontrada no espinafre (0,98) e na laranja (1,14).
- Além de reduzir os níveis de colesterol LDL no organismo, os antioxidantes encontrados nessa oleaginosa combatem o câncer, a diabete e as doenças cardiovasculares.
- A Chlorella é uma microalga considerada um superalimento rica em carotenoides, ácidos fenólicos, ergosterol, fito esteróis, ácido cinâmico, vitamina C e E.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;