Setecidades Titulo Em São Bernardo
Congresso capacita profissionais da Saúde

Até domingo, funcionários e estudantes contam com atividades diversas no Teatro Inezita Barroso

Por Bianca Barbosa
Especial para o Diário
16/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Com o objetivo de capacitar profissionais da rede municipal de Saúde, a Prefeitura de São Bernardo e Secretaria de Saúde promove, até domingo, congresso de urgência e emergência para médicos, socorristas e estudantes. Palestras com profissionais renomados, oficinas práticas e até simulado de incidente com múltiplas vítimas estão na programação de atividades. O evento ocorre no Teatro Inezita Barroso, na Vila Santa Terezinha.

Segundo o secretario de Saúde Geraldo Reple, divulgar conhecimento é o propósito do congresso. “Os atendimentos pré-hospitalares e das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) são feitos com o fator tempo. Em minutos você pode salvar vidas. Esse treinamento é constante, as equipes têm de estar sempre bem preparadas. O congresso, além de trazer informações novas, ajuda na troca de experiências.”

Após a abertura dos trabalhos, ontem, foi proferida palestra sobre a importância da qualidade no atendimento de urgência e emergência. Conforme o palestrante David Lederman, as pessoas que procuram serviços médicos normalmente estão doentes ou fragilizadas e, dessa forma, procuram conforto.

Para o estudante do 4º ano de Medicina, Jonas da Silva Bueno, 28 anos, a forma como se recebe alguém que precisa de ajuda é imprescindível. “Atender um paciente emergencial não é tarefa simples. Em pouco tempo, a desenvoltura do profissional pode ajudar ou piorar de vez a situação. Busco conhecimento para aperfeiçoar não só minhas habilidades, mas também o tratamento com os outros”, diz.

Já Camila Maia, 26, aluna do 2º ano de Enfermagem, não perde oportunidades de ir a eventos de Saúde. “Sempre que tem algum congresso ou seminário participo. Todas as áreas devem se manter atualizadas. Me preocupo em acompanhar tudo”, relata.

Para hoje, estão programadas cerca de 26 atividades, entre elas o encontro de aniversário de dez anos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), às 17h10. “O serviço foi crescendo. Hoje temos um dos melhores centros de controle operacional. Você consegue mapear onde estão as ambulâncias, onde estão as pessoas. A própria orientação telefônica melhorou. Hoje é algo bem instalado, somos modelo para muitas cidades”, destaca Reple.

No domingo, palestras sobre assistência no trauma, demonstração do grupo de motociclismo de atendimento de urgências, além de simulado de incidente com múltiplas vítimas marcam o fim do evento.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;