Memória Titulo
Kanpai! Os japoneses vão ao museu

Os japoneses também estão no Museu Histórico Municipal de São Caetano com a exposição Kanpai

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/06/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Os japoneses também estão no Museu Histórico Municipal de São Caetano com a exposição Kanpai! O Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. A palavra japonesa kanpai significa viva! Com ela, a cidade saúda seus imigrantes japoneses. Os primeiros chegaram a São Caetano na década de 1920.

Toda a comunidade japonesa ajudou. E o Museu de São Caetano reúne quimonos, lanternas, bonecas, objetos decorativos, peças de uso doméstico e pessoal. Alguns objetos foram trazidos pelas famílias, quando vieram para o Brasil.

Em 15 painéis com textos e fotos, o Memorial do Imigrante, de São Paulo, narra a trajetória da imigração japonesa no Estado de São Paulo.

Kanpai! O Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Exposição no Museu Histórico Municipal de São Caetano. Endereço: Rua Maximiliano Lorenzini, 122, bairro Fundação. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até 24 de julho. Entrada grátis. Informações: 4229-1988.

DO JAPÃO AO BRASIL,100 ANOS DE HISTÓRIA
Tadashi Kague (Fukuoka, 23/12/1933) - Nasceu no mesmo dia do atual imperador japonês, Akihito, e por isso já foi homenageado pelo governo japonês. Veio para o Brasil aos seis meses de idade, com os pais, Akita e Tissao, e duas irmãs, Shitsuko e Yukiko. A família viveu em Presidente Bernardes, Lucélia, Pacaembu, Irapuru, Iguape e está em São Caetano desde 1968, onde Tadashi mantém uma fábrica de filtros de água potável.

Harue Kague (Ibitinga, 7/2/1939) - Casou-se em Irapuru com Tadashi em 1960. O casal tem três filhas: Terezinha, Elisa e Marina, que já lhe deram nove netos e dois bisnetos. Tadashi e Harue Kague são associados do Centro Recreativo e Esportivo Gonzaga Nipo-Brasileiro, o Nihondin-Kai, de São Caetano.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Bariri - Freguesia em 1877, município em 1890. Fica na região central do Estado e a 350 quilômetros do Grande ABC.

Piracaia - Fundada em 16 de junho de 1817, chamou-se Santo Antonio da Cachoeira e foi elevada a município em 1892. Passou a se chamar Piracaia em 1906 (do tupi-guarani peixe queimado).

Salto - Nasceu em 16 de junho de 1698. Chamou-se Salto de Ytu por ter no local uma grande queda d'água do Rio Tietê. O nome Salto é de 29 de dezembro de 1917.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 16 de junho de 1978

Manchete - Presidente da Itália renuncia. Giovanni Leone renunciou ontem em virtude das acusações de sonegação de impostos e corrupção.

Sindicalismo - Sindipeças rejeita aumento geral. Ontem, voltaram a ocorrer paralisações. Parou a Conforja, em Diadema, e a Anakol, em São Bernardo.

Editorial - São Caetano exige o nome dos falcatrueiros

Educação - Inaugurada ontem a nova sede da Divisão Regional de Ensino-Sul, no bairro Campestre, em Santo André.

Polícia - Assassinos presos em Santo André.

HOJE
Dia do Trabalhador na Indústria de Ladrilho e Cimento. Começa hoje a Semana do Migrante, que irá até o dia 22.

SANTOS DO DIA
Aureliano, Beno, Ciro e Julita.
Ciro e Julita - Viveram na Síria no século 4. Julita sofreu o martírio durante a perseguição de Diocleciano. Enquanto estava sendo torturada, seu filho pequeno, de nome Ciro, gritava em alta voz que também era cristão, e foi por isso morto com ela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;