Cultura & Lazer Titulo Cinema
Cinematerna para mães recém-nascidas

Na região, as sessões ocorrem uma vez por
semana; escolha dos filmes é feita por enquete

Por Vanessa Soares
06/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O nascimento do primeiro filho muda completamente a rotina de um casal, principalmente se ambos forem pais de primeira viagem. Mas nada se compara ao quanto a vida da mulher sofre alterações quando ela se torna mãe. Não que o pai não tenha importância, mas o maior impacto sofre a mulher, que abre mão de si mesmo, de seu corpo e de sua vida social.

Foi a experiência de um pós-parto que deu origem ao CineMaterna, que chega ao Shopping ABC (Av.Pereira Barreto, 42), em Santo André, no dia 21. As sessões de cinema do projeto são com filmes para adultos e adaptadas – ar-condicionado e som reduzido, baixa iluminação, trocadores abastecidos com fraldas, pomadas e lenços umedecidos, que podem ser utilizados gratuitamente, além de tapete emborrachado para que os ‘espectadores’ possam ficar à vontade no chão, se quiserem – para mães recém-nascidas com crianças de até 18 meses que não querem deixar a cria para curtir uma programação cultural. Acompanhantes são bem-vindos.

“Há oito anos conheci a Irene Nagashima quando estavamos grávidas. Fazíamos parte de um grupo virtual chamado Materna, no Yahoo! e durante uma conversa, antes mesmo do nascimento dos bebês, descobrimos que ficaríamos um bom tempo sem ir ao cinema. Apelidei a experiência de hipocinemia (termo criado para explicar a abstinência do cinema)”, conta Taís Viana, uma das fundadoras do projeto.

O grupo se lamentou até o dia que uma das integrantes sugeriu que elas ‘invadissem’ uma sala em grupo, em um horário tranquilo. “Erámos umas dez mães com seus bebês. Após a sessão, fomos para um café ao lado e ficamos batendo papo por umas quatro horas. Saimos renovadas. Depois disse começamos a invadir o cinema toda semana”, relembra. Assim nasceu o CineMaterna.

Logo em seguida o projeto se tornou oficial. Atualmente, está presente em 46 cidades, de 18 Estados. As sessões são realizadas de segunda a quinta-feira, sempre na faixa das 14h. A escolha dos filmes é feita por meio de enquete no site www.cinematerna.org.br.

No Grande ABC o projeto acontece uma vez por semana. Participam os cinemas do Golden Square e São Bernardo Plaza, em São Bernardo, ParkShopping, em São Caetano, e em Santo André, o Atrium Shopping e, agora, o Shopping ABC. A programação com as sessões do ano todo também está disponível no site do CineMaterna. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;