Esportes Titulo Copa do Brasil
San-São decisivo por vaga na final

Peixe diz que não vai administrar vantagem da
1ª semifinal; o Tricolor tem missão complicada

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
28/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Santos e São Paulo fazem, às 22h, na Vila Belmiro, clássico decisivo por uma vaga na final da Copa do Brasil. Após vencer por 3 a 1 na casa do adversário, o Peixe tem confortável vantagem para o duelo e pode perder por dois gols de diferença. Já o Tricolor precisará fazer o que ninguém fez na temporada para chegar à decisão: bater a equipe de Dorival Júnior em seus domínios.

Desde que o treinador assumiu, em ujulho, o Alvinegro, jogando na Vila Belmiro, disputou 13 partidas com 13 vitórias, contando duelos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. O último revés, porém, ainda dá esperanças ao torcedor são-paulino – 3 a 1 para o Grêmio, na 11ª rodada do Nacional, justamente o resultado que leva o duelo para a decisão nas cobranças de pênaltis.

No entanto, todos os detalhes extracampo, como a vantagem adquirida e o histórico, não contam. Quem garante é o atacante Ricardo Oliveira, artilheiro do País, com 33 gols.

“Foge da nossa característica (administrar o resultado). O Santos não sabe jogar desse jeito. Não vamos defender um resultado. Dentro de casa, com o apoio do nosso torcedor, vamos em busca de outra vitória. Isso dá muito mais segurança do que jogar com o resultado debaixo do braço”, comentou o camisa 9 do Peixe, que garantiu estar 100%, apesar de ter sido poupado durante parte do confronto diante do Figueirense, no sábado.

Já do lado do Tricolor, a aposta é em Paulo Henrique Ganso. Depois de dar duas assistências ante o Coritiba, no domingo, o ex-santista chegou aos 13 passes para gol e está a um de igualar sua melhor temporada como garçom, em 2012, quando deu 14. “Temos grandes atacantes em condições de marcar. Farei o possível para ajudar, seja com gols ou assistências”, destacou o meia.

O técnico Doriva fechou o treino de ontem e manteve o mistério sobre quem formará dupla de ataque com Alexandre Pato – Alan Kardec ou Luís Fabiano – e quem substituirá o suspenso Thiago Mendes.

Peixe quer mudar duelos pelo título

Mesmo sem ter se classificado de fato para as finais da Copa do Brasil, o Santos já trabalha nos bastidores para alterar as datas dos jogos que definirão o campeão do torneio nacional. Em pedido que deve ser encaminhado à CBF tão logo se confirme a classificação, o Peixe quer postergar os duelos decisivos, marcados para 4 e 25 de novembro, para os dias 25 de novembro e 2 de dezembro. As informações são do Blog do Perrone, do portal UOL.

A alegação é que duas semanas de distância entre uma final e a outra prejudicam o trabalho das equipes, que, no período, podem perder atletas por lesão, e esfriam a empolgação das torcidas envolvidas na disputa.

Outro benefício seria de ter uma definição mais precisa sobre qual colocação as equipes envolvidas na decisão ocupariam na tabela do Campeonato Brasileiro para possível preservação de titulares visando os jogos das finais.

A 36ª rodada do Brasileirão tem jogos previstos pela CBF para acontecer nos dias 21 e 22 de novembro, com a 37ª sendo disputada nos dias 28 e 29 do mesmo mês – a 38ª está marcada para o dia 6 de dezembro.

Desta forma, se o Santos estiver na final e não disputando vaga no G-4 pode tirar o pé do Nacional para se concentrar apenas na Copa do Brasil, na qual teria mais chances de conquistar a vaga na Libertadores de 2016.

Após liminar, eleição ocorre e Leco é eleito presidente tricolor

O São Paulo está de presidente novo. Depois da renúncia de Carlos Miguel Aidar, eleições foram realizadas ontem e Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, ex-mandatário do conselho deliberativo do clube, foi eleito para o cargo máximo no Tricolor até abril de 2017. Ele obteve 138 dos 193 votos de conselheiros que foram ao Estádio do Morumbi; 36 acabaram destinados ao candidato da oposição, Newton Luiz Ferreira, o Newton do Chapéu, e 19 foram brancos.

O pleito só ocorreu após o clube conseguir por volta das 18h30, na Justiça, derrubar liminar obtida pela oposição para cancelar as eleições. Os 193 conselheiros presentes votaram e, por volta das 22h, foi divulgado Leco como vencedor.

Na nova diretoria, é certo que Roberto Natel será vice-presidente geral, enquanto Ataíde Gil Guerreiro continuará como vice de futebol. Vinicius Pinotti será o diretor de marketing e Gustavo Oliveira, sobrinho do ex-jogador Raí, ocupará a direção executiva de futebol. Já José Francisco Manssur será diretor de comunicação, e outros cargos ainda não estão definidos, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Manssur, braço direito de Leco, revelou em entrevista no local da votação que ontem pela manhã Ataíde Gil Guerreiro entregou a gravação que pode incriminar Carlos Miguel Aidar no caso de corrupção do qual é acusado no clube.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;