Internacional Titulo
Igreja prepara excomunhão de membros do ETA
Das Agêrncias
08/04/2001 | 15:33
Compartilhar notícia


A Igreja Católica espanhola está preparando a excomunhão de todos os membros da organização armada basca ETA, assegurou neste domingo o jornal El Mundo.

Segundo a publicação, o anteprojeto secreto foi elaborado pelo cardeal de Madri, Antonio María Rouco Varela, que o submeterá no próximo dia 24 de abril à votação da Conferência Episcopal espanhola, da qual é presidente.

Os bispos espanhóis são partidários de um procedimento para excomungar automaticamente os autores e cúmplices de atos de terrorismo, segundo El Mundo. Esse tipo de excomunhão, chamada "latae sententiae", já foi aplicada pela Igreja em casos de aborto.

Se a medida for adotada, em nenhuma paróquia se poderá celebrar funerais de membros ou simpatizantes do ETA. A última medida de excomunhão tomada na Espanha aconteceu em 1951.

A Igreja espanhola foi acusada em repetidas ocasiões de ambigüidade em suas condenações dos atentados do ETA e de não prestar suficiente atenção às vítimas do terrorismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;