Setecidades Titulo Amor marcado na pele
Apaixonada por ônibus, andreense sonha
em ser motorista profissional

Ariane Lima tatuou veículos que circulam pelas ruas de Santo André nos braços; paixão iniciou ainda criança, quando chegou ao município

Por Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
14/05/2021 | 23:43
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Nascida em Tupã, no Interior paulista, a costureira Ariane Cristina de Lima, 41 anos, ainda guarda na memória o exato momento em que desenvolveu uma de suas paixões mais duradouras: os ônibus. Aos 8, quando se mudou para Santo André, a ainda garotinha se encantou pelos coletivos que circulavam pela cidade e decidiu que, um dia, ainda dirigiria um deles. Em três décadas, o amor só cresceu, a ponto de ela ostentar nos braços tatuagens de dois modelos de coletivos municipais.

“Amo esses ônibus desde que cheguei a Santo André com a minha mãe, aos 8 anos. Tatuei os dois modelos que rodam na cidade e, se tiverem novas pinturas, vou arrumar espaço para tatuar também”, diz ao Diário a moradora do bairro Condomínio Maracanã.

Enquanto trabalha costurando ternos, Ariane sonha com o dia em que poderá se habilitar para conduzir ônibus. Ela possui carteira de motorista categoria B, mas a legislação nacional exige a D para motoristas profissionais, que permite dirigir veículos para oito passageiros ou mais. “Com fé em Deus, vou conseguir”, informa.

O entusiasmo de Ariane pelos ônibus andreenses é tanto que passou a exibir na pele as imagens de dois coletivos. No ano passado, a costureira tatuou no antebraço esquerdo a primeira imagem – junto com a palavra “amo”. Já na última semana, imprimiu uma segunda versão, agora no direito, com a pintura que passou a vigorar em 2019.

Os ônibus com os novos desenhos laterais, onde se destaca a figura de beija-flor formado por triângulos nas cores verde, amarela e azul, começaram a circular em setembro daquele ano. A pintura é inspirada no traço geométrico que imortalizou quadros e esculturas do artista de Santo André Luiz Sacilotto (1924-2003).

Os primeiros carros a ganhar a nova roupagem foram os da Viação Guaianazes, empresa que integra o Consórcio União Santo André. Na última semana, quando desenhou o novo veículo no braço, Ariane publicou a foto da arte nas redes sociais pedindo ajuda para chegar até os donos das empresas, onde deseja trabalhar.

A convite do Diário, ontem ela visitou a garagem da Guaianazes. Foi uma de suas grandes emoções. “Estou muito, mas muito feliz”, repetia, encantada, enquanto o gerente geral da empresa, Marco Antônio Cavalcante Almeida, apresentava alguns dos modelos. “Muito gostoso ver os ônibus de todos os jeitos.”

O momento de maior emoção foi quando a costureira se sentou no banco de motorista de um dos ônibus. Ao colocar as duas mãos no volante, a andreense não parava de afirmar que vai buscar uma forma de conquistar a habilitação de categoria D “o quanto antes”, e que não desistirá do sonho de, um dia, trabalhar como motorista profissional.

“Não tem um motivo só, mas o principal fator de eu ser apaixonada por estes modelos é o fato de eu achar a coisa mais linda do mundo, principalmente à noite, quando estão com as luzes acesas. É muito lindo”, afirmava Ariane. Seus olhos brilhavam, possivelmente tanto quanto os da garotinha que há 33 anos ficou apaixonada quando, acompanhada da mãe, viu os ônibus andreenses pela primeira vez. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;