Nacional Titulo Pronunciamento
"Todos que quiserem terão acesso à imunização contra a Covid no Brasil", diz Pazuello

Ministro da Saúde garante que País já tem mais de 300 milhões de doses; Coronavac não foi citada

Marcela Ibelli
Do Diário do Grande ABC
08/12/2020 | 17:44
Compartilhar notícia
Reprodução


O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deu declaração sobre o andamento do plano de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. De acordo com o representante da Pasta, pelos contratos já firmados, hoje o País tem 300 milhões de doses garantidas para serem aplicadas em 2021. Segundo ele, pela Fiocruz/AstraZeneca são 100,4 milhões de doses no primeiro semestre e mais 160 milhões no segundo semestre. Já a Covax Facility são 42,5 milhões de doses.

Pazuello falou também sobre a intenção de adquirir mais 70 milhões de doses da Pzifer, vacina que começou a ser aplicada nesta terça-feira (8), no Reino Unido, de forma histórica. A Coronavac, feita em parceria do Instituto Butantan de São Paulo com a farmaceutica chinesa Sinovac, não foi citada.

Ele afirmou ainda que todos os brasileiros que quiserem terão imunizantes à disposição, que o plano será nacional, mas que qualquer vacina deverá antes ser aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Mais cedo, em reunião de Pazuello com governadores de 15 estados, ele deixou claro também o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro. "Todas as vacinas que tiverem sua eficácia e registros da maneira correta na Anvisa, se houver necessidade, vão ser adquiridas. O presidente  já deixou isso de forma clara”.  O ministro foi duramente cobrado por medidas concretas do governo federal para a ampla imunização da população assim que alguma das vacinas em desenvolvimento tenha o aval dos órgãos regulatórios.

 

"Compete ao Ministério da Saúde realizar o planejamento e vacinação em todo o Brasil. Não podemos dividir o Brasil num momento difícil que todos nós passamos. O Ministério da Saúde acompanha a evolução de imunizantes para covid-19 em passos acelerados e com total responsabilidade", disse. "Tudo está sendo feito de acordo com o ritos científicos, e seguindo os protocolos da agência reguladora, a Anvisa, a qual respeitamos e que representa legalmente a autoridade no assunto", completou Pazuello.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;