Internacional Titulo
Forças de segurança entram em alerta na Indonésia
Por Das Agências
26/12/2000 | 11:10
Compartilhar notícia


Efetivos de segurança foram colocadas nesta terça em alerta na capital indonésia e outras cidades do país, após os atentados à bomba contra igrejas católicas e protestantes, durante as missas de Natal. A Indonésia é palco constante de conflitos entre cristaos, que representam apenas 5% da populaçao, e muçulmanos.

As explosoes em Jacarta e outras oito cidades deixaram 15 mortos e dezenas de feridos. Na segunda-feira, a Polícia deteve dois homens acusados de fabricar bombas em Bandung, Java Occidental. Um artefato, que estariam armando, explodiu antecipadamente e matou três pessoas. Dezenas de suspeitos presos estao sendo interrogados. Até agora, nenhuma organizaçao assumiu a responsabilidade pelos atos terroristas.

Vários grupos islâmicos e de combatentes separatistas, na turbulenta província de Aceh, negaram qualquer participaçao na onda de violência que o governo, o primeiro eleito democraticamente após mais de duas décadas de totalitarismo, considera uma tentativa de desestabilizá-lo.

O porta-voz da Polícia de Jacarta, Anton Bachrul Alam, informou que 14 mil policiais e militares vigiam igrejas e mesquitas. `Estamos alertas', afirmou. A previsao é de que milhares de pessoas se concentrem no Monumento Nacional, na noite desta terça-feira, para o ato em que o presidente Abdurrahman Wahid encerrará o período de jejum e o início das festividades de Eid al-Fitr, que dura dos dias. Trata-se de uma das festas mais sagradas do calendário islâmico, durante a qual milhares de fiéis batem tambores e soltam fogos de artifício nesta que é a naçao muçulmana mais populosa do mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;