Setecidades Titulo Dia Internacional
Mulher busca ajuda, mas não faz denúncia

Número de ocorrências nas delegacias especializadas tem queda de 37,23%

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
08/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Mulheres vítimas de violência na região buscam programas de apoio oferecidos pelas prefeituras, mas ainda têm medo de formalizar a denúncia. O registro do boletim de ocorrência instaura inquérito policial e ocasiona desdobramentos jurídicos, sendo a única forma de penalizar o agressor conforme a Lei Maria da Penha, criada há 7 anos.

Entre 2012 e 2013, o número de ocorrências registradas nas três Delegacias da Mulher da região (Santo André, São Bernardo e Diadema) caiu 37,23%, passando de 1.456 casos para 914 de um ano para o outro. Isso não quer dizer, porém, que a violência diminuiu. “É um desafio estimular a mulher a denunciar formalmente o agressor. Precisamos trabalhar a questão da recuperação da autoestima para fortalecer a mulher e incentivar a denúncia”, explica a gerente de políticas para as mulheres e questão de gênero da Prefeitura de São Bernardo, Sandra Rindeika.

Na cidade, mulheres vítimas de violência são atendidas no Centro de Referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon (Rua Doutor Flaquer, 208, 2º andar, Centro), que registra média de 30 casos por mês. Ali, recebem apoio jurídico, psicológico e de assistência social.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Santo André, Silmara Conchão, também reconhece como desafio estimular o registro dos boletins de ocorrência. “O problema é que, muitas vezes, quando a vítima traz a queixa, não é atendida da forma que esperava. Por isso, nosso objetivo é fortalecer as redes de proteção para que ela saiba que será acolhida quando denunciar o agressor.”

O município possui há 15 anos o projeto Vem Maria, que acolhe média de 20 mulheres por mês. Está em discussão também a realização de rondas pela polícia próximo aos locais onde há vítimas de violência para protegê-las de seus algozes. “Realizamos a primeira reunião em fevereiro e recebemos ótimas sugestões de policiais, que afirmam que todos devem ser capacitados para atender esses casos e proteger as mulheres da violência”, diz Silmara.

Somente nos quatro dias de Carnaval, a secretária destaca que foi necessário realizar o abrigamento de três mulheres vítimas de violência nas duas casas de acolhimento regionais, localizadas em Santo André e em Diadema. “Em pleno século 21, ainda precisamos queimar soutiens. A violência é consequência da desigualdade de gêneros. Avançamos muito em relação às demandas trabalhistas necessárias quando o Dia da Mulher foi criado, mas ainda somos vistas como objeto sexual e ganhamos menos que o homem, mesmo em cargos exatamente iguais.”

REGIÃO

Diadema acolhe mulheres vítimas de violência na Casa Beth Lobo – Centro de Referência de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica (Rua Amélia Eugênia, 292, Centro), com média de 25 a 30 novos casos por mês.

Em Ribeirão Pires, vítimas são encaminhadas ao Serviço de Atenção à Pessoa em Situação de Violência, com média de atendimento de 15 casos mensais.

Em Rio Grande da Serra, as mulheres que sofrem algum tipo de agressão podem procurar a Coordenadoria da Mulher, o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e os serviços da Secretaria de Saúde. Mauá e São Caetano não informaram detalhes sobre a rede de atendimento disponível nas cidades.

‘Recuperei minha dignidade ao registrar boletim’, garante vítima

Foram necessários dois anos de atendimento na Casa Beth Lobo, em Diadema, para que a vendedora Marlene Monteiro, 57 anos, decidisse romper o ciclo de violência doméstica. Durante 21 anos, Marlene foi agredida verbal e, em alguns casos, fisicamente pelo hoje ex-marido. “Quando formalizei a denúncia, recuperei minha dignidade.”

Já separada, ela continuava sendo perseguida pelo ex, que a xingava na porta de casa e sempre que a encontrava na rua. “Quando ele teve de ir à delegacia, percebeu que tudo o que fizesse para mim teria consequências e só então parou de me perseguir”, relembra.

A vendedora conta ainda que, antes da primeira audiência do caso com o juiz, o ex tentou fazê-la retirar a queixa. “Ele ofereceu R$ 30 mil e também disse que passaria a casa para o meu nome. Não aceitei. Tive coragem e fui em frente.”

Há 12 anos Marlene recebeu a “carta de alforria”, como se refere à separação, e hoje incentiva outras mulheres a denunciarem casos de agressão. “A carência é tão grande e, muitas vezes, a mulher depende do marido financeiramente. Por isso, se torna muito difícil fazer a denúncia, mas é necessário, pois precisamos aprender que não devemos colocar nossa felicidade no outro, nem esperar por migalhas de alguém. Hoje vivo muito bem comigo mesma.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;