Memória Titulo
Um clube de arte em São Bernardo: era 1957...

Na história cultural de São Bernardo, o primeiro Clube de Arte do Município, fundado por um grupo de amigos em 1957. Quem nos traz a notícia...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Na história cultural de São Bernardo, o primeiro Clube de Arte do Município, fundado por um grupo de amigos em 1957. Quem nos traz a notícia é Etore Leonel, colaborador da Memória desde o início. A ideia do clube era incentivar a música, teatro, artes plásticas, dança e outras manifestações culturais.

A foto que Leonel envia focaliza a primeira reunião do Clube de Arte de São Bernardo. O encontro realizou-se na Câmara Municipal e elegeu Dr. Otavio presidente e Odete Tavares Bellinghausen vice. Por sinal, as reuniões seguintes do clube foram realizadas na casa de Dona Odete, talvez a primeira grande agitadora cultural de São Bernardo. Foi professora de música, magistral ao piano e acordeão.

Etore Leonel recorda dos ensaios que o Clube de Arte realizou. Um grupo de teatro foi formado. Eram todos amadores, mas com muita vontade de aprender e acertar. Encenou-se como primeira peça "Pluft o fantasminha", no Colégio São José. Dona Assumpção Tavares cuidou dos figurinos, outros cuidaram dos cenários, e outros dos materiais para a contrarregra.

Outra iniciativa foi a criação de um coral de 20 vozes, que se apresentou no auditório da Rádio Independência.

Por motivos particulares, o presidente afastou-se; outros componentes se desligaram e, aos poucos, o grupo estagnou. Tempos difíceis. Faltavam espaços adequados em São Bernardo para apresentações artísticas. O incentivo público praticamente inexistia. Mas valeu a experiência e a formação de um segundo grupo de amigos, que criaram a ASBA (Associação São-Bernardense de Belas Artes), esta sim de longa vida e exposições de pintores, escultores e desenhistas que marcaram época.

Turma da Esquina e Napolitano

Hoje é o aniversário de Romeu Venturini. Ele nasceu em Santo André em 3 de fevereiro de 1947. É médico-veterinário aposentado. Vive em Botucatu, depois de uma carreira fantástica: no vestibular realizado ainda no tempo em que fazia parte integrante da Turma da Esquina e Napolitano, classificou-se entre os cinco primeiros aprovados e teve o direito de escolher a escola em que estudaria. Optou pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu. Sua última atividade profissional foi exercida na Casa da Agricultura de Itatinga, na região de Botucatu.

Romeu Venturini é filho de João Benedito Venturini, natural de Santo Antonio da Posse, e de Elisa Nico Venturini, natural de Botucatu. O pai foi mecânico da Rhodiaceta e a mãe tecelã da Têxtil Colber. Casaram-se em Santo André e tiveram mais um filho, Pedro Venturini, compadre do fotógrafo Beltran Asêncio e residente em São Bernardo. Pedrinho vai enviar um exemplar do Diário de hoje ao irmão em Botucatu.

SANTOS DO DIA

Brás de Sebaste (ou Biagio), Celerina e Oscar.

Brás (na estampa) foi médico e bispo de Sebaste, na Armênia, onde sofreu o martírio em 316. É invocado especialmente contra as doenças da garganta, porque certa vez salvou um menino que estava para morrer por ter engolido uma espinha de peixe.

Crédito da estampa: acervo: Vangelista Bazani (Gili) e ‘João de Deus Martinez.

HOJE

Dia da Benção Contra os Males da Garganta.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 3 de fevereiro de 1980

Grande ABC - Verduras contaminadas põem saúde em perigo.

Santo André - Contas de água assustam consumidores.

São Bernardo - Criado novo plano contra enchentes.

Carnaval 80 - Acadêmicos de Vila Palmares contam a história do bairro.

EM 3 DE FEVEREIRO DE...

1920 - Falece, em São Caetano, o padre Luiz Capra, logo após ter celebrado missa na igreja do atual bairro Fundação.

1925 - Escolas Reunidas de Ribeirão Pires são elevadas à categoria de grupo escolar, com oito classes e sob a direção do professor João Ayres.

1928 - Fundado o Esporte Clube São Bernardo, o "Esporte" da Vila.

1970 - Realizada a solenidade de formatura da primeira turma da Faculdade de Direito de São Bernardo.

Trabalhadores

Nascem em 3 de fevereiro:

1 - Pedro Ramires Lopes. 1912. Natural de Almeria, Espanha. Mestre da Cibra Brasileira. Residência: Rua Sidnei, 240, fundos, Utinga.

2 - Joaquim Pereira do Nascimento. 1916. Natural de Bueno Brandão (MG). Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Distrito Federal, 210, Vila Santa Terezinha, Santo André.

3 - Ludovico Rovigatti. 1919. Natural de Campinas (SP). Destilador da Rhodia Química. Residência: Rua dos Coqueiros, 476 (Distrito Sede).

4 - Faustino Torres Monteiro. 1917. Natural de Guaxupé (MG). Operário da Usina Colombina. Residência: Rua Goiás, 347, São Caetano.

5 - Samuel Pinto de Oliveira. 1927. Natural de Lorena (SP). Aprendiz de desenhista da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Piauí, 843, São Caetano.

FONTE: primeiro livro de registro geral dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;