Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que o milho é um dos símbolos da festa junina?

Cereal rico em vitaminas sempre chama a atenção do público que costuma participar do evento

Por Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
16/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Pixabay


O milho aparece como um dos principais símbolos das festas juninas por ser matéria-prima de diversos pratos normalmente encontrados durante o evento, a exemplos de pipoca, pamonha, curau, canjica, polenta, cuscuz e milho cozido – mesmo que essas receitas também sejam encontradas e produzidas ao longo do ano. É justamente a partir do mês de junho que começa a temporada de colheita do cereal nas plantações, com trabalhos que ocorrem até agosto. Sua pluralidade na cozinha só ajuda a tomar conta de grande parte das atenções do público que costuma participar do evento anual.

A celebração é integrante do folclore nacional e está na lista de maiores tradições populares do País. Historicamente, sua chegada no Brasil teria ocorrido no século XVI, com a vinda dos portugueses para sua colônia na América do Sul. Eles costumavam comemorar a colheita do trigo, que acontecia durante o verão no Hemisfério Norte, entre junho e agosto, e quiseram dar continuidade à tradição. A diferença era que a produção do alimento não existia por aqui, fazendo com que celebração ocorresse com ajuda de algo que fosse mais típico da terra onde estavam. Foi escolhido o milho, que já era consumido normalmente pelos índios nativos.

Esse tipo de cereal conta com alto valor nutritivo, sendo fonte de diversos tipos de vitaminas, a exemplos da A (boa para a saúde dos olhos), C (que melhora a imunidade do organismo) e da E (recomendada para diminuir risco de doenças cardíacas). Sua lista ainda inclui ferro, potássio, fibras, sais naturais, óleos e açúcares. Além dos grãos amarelos, se aproveita os ‘cabelos’ ao seu redor para se fazer chás, e sua palha verde pode ser utilizada para confecção de itens decorativos.

O cardápio típico da época é complementado por pratos a partir de amendoim, casos de pé de moleque e paçoca, e churrasco, cachorro-quente, maça-do-amor, bolos diversos e bebidas alcoólicas quentes, principalmente o chamado quentão, com aguardente de cana fervida com gengibre, canela e açúcar.

HOMENAGEM - As festas juninas também prestam homenagem a populares santos da Igreja Católica durante o mês. Tratam-se de Santo Antônio (cujo data comemorativa ocorre no dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). É comum que pessoas religiosas realizem ‘simpatias’, ou seja, ações e tarefas para que forças espirituais os ajude, em nome desses personagens durante o período para conquistar objetivos específicos, como encontrar parceiros amorosos, buscar por uma casa nova e proteção em viagens.

Consulta realizada no site temático Festa Junina (www.festajunina.com.br), produzido pela General Mills Brasil, detentora da marca de alimentos Yoki. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;