Cultura & Lazer Titulo Teatro
Entre a razão e a emoção

Adaptação da obra homônima de Shakespeare, comédia
'Trabalhos de Amor Perdidos' estreia hoje em S.Caetano

Sara Saar
Do Diário Grande ABC
17/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A dificuldade em manter a palavra é o fio condutor do espetáculo "Trabalhos de Amor Perdidos", que abre temporada hoje em São Caetano. Adaptação da obra homônima de Shakespeare (1564-1616), a comédia recebe montagem do Núcleo 46 da Fundação das Artes.

Com direção de Celso Correia Lopes e assistência de Célia Luca, a peça tem início com o pacto firmado entre Ferdinando, rei de Navarra, e três lordes. Em busca de sabedoria, eles prometem se dedicar aos estudos, abstendo-se dos prazeres mundanos, sobretudo de qualquer possibilidade de amor, durante três anos.

Em tempos de abstinência sexual, muito estudo e pouco sono - quem for flagrado com mulher será acusado de traição -, não imaginavam a chegada da princesa da França e de suas damas, o que causa reviravolta: todos se percebem apaixonados. Cartas são escritas e entregues ao destinatário errado. Disfarces e máscaras são utilizados em cena."É uma comédia que fala sobre escolhas feitas pela razão e sentimentos que interferem nessa lógica", afirma o diretor.

Para Lopes, haverá conexão entre espetáculo e plateia. "O público acompanha a história, mesmo sendo simples. A peça é recheada de personagens cômicos e o texto é tão bom que as piadas vêm prontas", adianta.

Na montagem, o diretor optou pela adaptação da obra porque a leitura demorava três horas e meia. "Conforme fomos construindo e percebendo que a ação dava conta da mensagem, nós suprimíamos o texto. O espetáculo leva 110 minutos", afirma Lopes.

Durante o processo de criação, iniciado em setembro, o grupo mostrou interesse em trabalhar texto clássico porque teve mais contato com o popular durante o curso. "Lemos oito textos de Shakespeare até decidir pela comédia e chegar à peça", diz Lopes.

No cenário, galhos pendurados estão recheados de maçãs do amor, cerca de 120. "Escolhemos a maçã porque é símbolo do desejo e mordê-la representa pecado. Optamos pelo cenário simbólico porque a história se desenvolve por si só", justifica.

A trilha é inspirada em elementos brasileiros. "Misturamos o cancioneiro com o rock. Queríamos uma trilha que remetesse à jovialidade dos personagens sem perder o romantismo", diz o diretor.


Trabalhos de Amor Perdidos Teatro. Estreia hoje. No Teatro Timochenco Wehbi (Fundação das Artes) - Rua Visconde de Inhaúma, 730, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Temporada: sáb., às 20h; e dom., às 19h. Ingr.: R$ 10. Até 20/5.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;