Política Titulo
Mauá finaliza edital para ônibus
Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
08/11/2005 | 08:21
Compartilhar notícia


Está praticamente pronto o edital da licitação para a permissão do serviço de transporte coletivo na cidade. A Prefeitura ainda finaliza alguns detalhes técnicos e espera enviar ainda neste mês à Câmara a proposta que autoriza o Executivo a abrir a licitação. “O projeto vai contemplar muito os munícipes, porque as empresas passarão a ter algumas obrigações”, afirma Tácito Andrade, secretário municipal de Serviços Urbanos. Segundo ele, a primeira fase do edital fica pronta em “20 ou 30 dias”.

Atualmente, duas empresas detêm a concessão do transporte na cidade, as viações Barão de Mauá e Januária. A atual permissão de uso foi instituída na gestão de Oswaldo Dias (PT) e vai até janeiro de 2006. Segundo a Prefeitura, as duas viações também poderão participar da nova licitação.

Entre as mudanças no sistema de transporte, o prefeito interino Diniz Lopes (PL) pretende que as empresas interessadas construam novos terminais rodoviários na cidade, em locais a serem definidos. Prefeitura e operadoras do sistema de transporte serão beneficiadas com a medida, acredita o secretário. “Elas poderão explorar o espaço nos terminais e construir o que quiserem no local, como lanchonetes, por exemplo”, explica.

Também se estuda a diminuição do tempo de renovação da frota de ônibus da cidade, diminuindo dos atuais 15 anos de uso para cinco anos. O secretário de Serviços Urbanos diz que as concessionárias já renovaram antes mesmo do início da licitação, há duas semanas.

A Barão de Mauá diz que a mudança faz parte do plano de renovação anual da frota e garante que os ônibus que circulam hoje no município têm idade média de seis anos, menor que a média de 15 anos. A empresa informa também que até o dia 20 estarão em circulação 20 veículos novos, além de 41 microônibus até o fim do ano. Hoje, a frota da empresa é de 165 veículos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;