Política Titulo 20 anos
Consórcio apresenta planejamento

Presidente da entidade, Volpi mostra hoje metas para os próximos 10 anos

Por Raphael Di Cunto
do Diário do Grande ABC
30/11/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Prestes a completar 20 anos no dia 19, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC apresenta hoje, às 11h, o balanço de atividades da entidade desde sua fundação, em 1990, e o planejamento das metas e projetos até 2020.

"Fizemos um plano de desenvolvimento regional possível de ser realizado, desde que o cenário econômico do País e do Grande ABC se mantenha em crescimento", afirmou na sexta-feira ao Diário o presidente do Consórcio e prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV).

Segundo o verde, entre os temas analisados está a construção de usinas de lixo. "É um projeto bom para a região, mas é preciso discutir para construir apenas uma, ao invés de cada cidade fazer a sua", destacou o presidente.

Este debate, na opinião de Volpi, foi o que norteou a instituição nos últimos 20 anos. "Quando se criou o Consórcio, ele não era de execução, mas de um polo para discussões", avaliou o atual presidente.

A mudança no caráter jurídico, que passou de associação civil de direito privado para consórcio público no último ano, dará outra cara à entidade. "O que vai ficar da minha gestão é o planejamento e a estrutura consolidada desta nova entidade", discorreu.

O processo de transição, porém, só foi possível a partir de 2005, com a Lei Federal 11.107, que permitiu a consórcios públicos contrair empréstimos, receber repasses de governos, contratar funcionários, participar de licitações e investir recursos de um município em outro, em ações consorciadas.

O Consórcio planeja ainda outro evento, no dia 9, para comemorar as duas décadas da entidade, que enfrenta críticas, até de ex-prefeitos, quanto à falta de soluções para problemas da região, como a destinação do lixo e do transporte público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;