Turismo Titulo Oktoberfest
Desfiles são atração à parte
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
07/10/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


 

A festa não se restringe apenas ao Parque da Vila Germânica. No centro da cidade, o espetáculo éformado por desfiles alegóricos que divertem a multidão. O Bierwagem, como é chamado o carro da cerveja, distribui chope pelas ruas ao som de bandinhas típicas.

Nos desfiles que acontecem na Rua XV de Novembro, uma das principais da cidade, a descontração fica por conta das alegorias e engenhocas como a Centopéia, uma superbicicleta com mais de 15 assentos em forma de barril; a Locopéia, réplica de uma locomotiva do início do século passado e a Bondepéia, réplica da antiga estação ferroviária de Blumenau.

Estas alegorias compõem o Planeta Péia, e junto à Rainha e Princesas da Oktoberfest, grupos folclóricos e representantes dos históricos clubes de caça e tiro germânicos, atraem uma multidão que vibra com o espetáculo.

O público inevitavelmente terá de se acostumar com alguns vocábulos de origem germânica. A impronunciável Schützengesellschaft é a Sociedade de Caça e Tiro, uma das mais tradicionais instituições alemãs.

A expressão Ein Prosit é usada ao levantar os canecos e equivale ao nosso tim-tim. Os músicos cantam: "Ein prosit, Ein Prosit, der gemütlichkeit" e depois erguem o copo e tomam cerveja. Traduzindo: "Um brinde, um brinde ao bem-estar".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;