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Eis o novo e belo BMW Série 5

Luxo, requinte, tecnologia, desempenho e beleza são apenas algumas das inúmeras características que o novo BMW Série 5

Por Marcelo Monegato
Enviado a Gavião Peixoto (SP)
30/06/2010 | 07:07
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Luxo, requinte, tecnologia, desempenho e beleza são apenas algumas das inúmeras características que o novo BMW Série 5 - em sua sexta geração - acumulou ao longo do tempo e que passa a desfilar, a partir de julho, em solo brasileiro. O três-volumes será comercializado em duas configurações: 535i, equipada com motor 3.0 seis cilindros e preço sugerido de R$ 288 mil, e 550i, com bloco 4.4 V8 e tabela de R$ 395 mil - ambas com transmissão automática de oito marchas Steptronic.

Em termos de design, o Série 5 é bonito. Maior que a versão anterior - 4,4 cm a mais de comprimento e 8 cm de distância entre os eixos -, é imponente por natureza. A dianteira traz conjunto óptico invocado, longo capô com saliências marcantes e a tradicional entrada dupla de ar. A lateral lisa tem um único vinco marcante que atravessa as maçanetas cromadas de bom gosto. Já a traseira, sóbria, mantém o DNA da família 5.

Internamente, sobra bom gosto. Couro e peças emborrachadas e plásticas agregam requinte. Tudo tem qualidade. É fácil elogiar o BMW.

Entre os itens de série, mais luxo - com forte pitada de tecnologia. A top 550i traz ajustes elétricos dos bancos dianteiros (regulagem lombar), ar-condicionado de quatro zonas, direção elétrica, sistema de navegação 3D em português lusitano, air bags (fontais, laterais e de cabeça), câmera traseira, sensores de chuva e estacionamento, rodas de liga leve de 19', entre muitos outros.

Destaque mais do que especial para o sistema de recuperação de energia - como o Kers da Fórmula 1 - e o assistente de estacionamento que, por meio de sensores, detecta o tamanho da vaga - à velocidade máxima de 35 km/h - e, a partir de informações no display, informa quando deve ir para frente ou para trás para fazer a baliza perfeitamente. Esterçar o volante? Fique tranquilo. O sistema faz isso por você!

RODANDO
Apesar dos 4,89 metros, o Série 5 tem tempero. Avaliamos a versão 550i pelas redondezas da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Ligado, o 4.4 V8 biturbo de 410 cv parece morto. Mas basta pisar mais forte para os 60,7 mkgf de torque provocarem o grito do sedã. Aceleração de 0 a 100 km/h? Só 5 segundos! Velocidade máxima? 250 km/h - limitada eletronicamente.

PARECE FEITIÇARIA...
Uma das novidades do Série 5 é o controlador de velocidade que, junto com o sistema anticolisão, permite que o sedã trafegue a partir da velocidade estipulada pelo motorista a uma distância de segurança do veículo à frente. Caso o da frente diminua - ou mesmo pare -, o Série 5 automaticamente diminui - ou para. É preciso, sim, muita confiança. Mas funciona!

 Versão Gran Turismo também vem por R$ 305,4 mil
Não apenas a opção sedã do BMW Série 5 chega em julho ao Brasil. A opção GT (Gran Turismo) também desembarca por aqui em duas versões - ambas com motor 3.0 seis cilindros em linha biturbo: a básica, se é que podemos chamá-la assim, custa R$ 305,4 mil, enquanto a topo de linha parte de R$ 339,4 mil.

A diferença entre as versões está principalmente na lista de equipamentos de série. A configuração recheada entrega a mais em relação à versão simples o sistema de navegação, o pacote de entretenimento profissional e as rodas de liga leve de 19'.
De resto, tanto internamente, quanto externamente - e no desempenho -, ambas as configurações são idênticas.

TOQUE DIFERENCIADO
Diferentão. Mas bonito. O visual do GT chama bastante a atenção. Ele não é um sedã clássico, tampouco hatcback. Station wagon? Também não! Talvez a melhor classificação seja notchback - como era considerado o nosso Volkswagen Passat, que chegou por aqui na primeira metade da década de 1970.

O Gran Turismo é 10 cm maior que o Série 5 sedã. O espaço para as pernas dos ocupantes é igual ao do Série 7 e, para a cabeça, similar ao do X5 - utilitário esportivo da BMW.

PISTA DE AVIÃO
Aceleramos o GT na pista da Embraer em Gavião Peixoto (SP). A posição de dirigir, ligeiramente elevada, agrada bastante e a ergonomia é boa.

Nas provas de aceleração, slalom, velocidade e frenagem, o modelo mostrou o comportamento dinâmico. A tecnologia embarcada - ESP, EBD, ABS - ajuda a manter a fera em terra firme.

Resumindo, o Série 5 GT é opção interessante para quem quer algo mais exclusivo. 




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