Nacional Titulo Parada Gay
Parada Gay já beneficia comércio do entorno

Donos de bares e restaurantes da Rua Frei Caneca calculam
que, neste feriado, o movimento cresceu pelo menos 50%

05/06/2010 | 07:56
Compartilhar notícia


Comerciantes da Rua Frei Caneca, na Consolação, região central de São Paulo, comemoram a chegada da Parada do Orgulho LGBT. Donos de bares e restaurantes da via calculam que, neste feriado, o movimento cresceu pelo menos 50% em relação à semana passada. Festas no meio da rua, decoração temática e drinques exclusivos para a data são algumas das formas de atrair o público homossexual.

O movimento na rua deve ser ainda maior amanhã, dia da parada, aposta Willians da Silva, de 31 anos, gerente do Café na Caneca. "Muitos turistas que vieram aqui esses dias disseram que não vão para a Avenida Paulista domingo com medo de confusão e por causa da violência. Eles preferem passar a parada aqui na Frei Caneca."

Silva pretende alterar o funcionamento do café durante o fim de semana - a casa, que normalmente fecha às 22h30, ficará aberta até a meia-noite. "Temos o diferencial de ter uma pet shop do lado, a Bicho na Caneca. Então atraímos muita gente que vem passear com seu cachorro."

Gerente do bar Frey Café e Coisinhas, Letícia Noemi da Silva, 31 anos, também acredita nem todos ficarão na parada durante o domingo. Por isso, a casa fará a festa Frey Pride, que acontece desde 2007, entre 14 e 22h30. "Fica tão cheio que tem gente até no meio da rua", conta Letícia.

Feita em parceria com a casa noturna Trash 80's, a festa deve atrair "mais de mil pessoas", segundo Letícia. Desde anteontem, a casa tem recebido pelo menos 50% mais clientes, a maioria homossexuais. "A gente não quer falar que é um bar gay. É um bar livre."

Uma das sócias do Frei Bar, Sueli Duarte, de 52 anos, aposta em um drinque novo e na decoração do estabelecimento para chamar a atenção durante a parada.

"Estamos vendo de colocar um DJ, um gogo boy e uma gogo girl aqui na frente", diz Sueli. A empresária incluiu no cardápio um mojito - bebida preparada com rum, suco de limão, hortelã e água tônica - para ser o drinque da Parada Gay.

As paredes da casa foram enfeitadas com fitas e chapéus que têm as cores do arco-íris. "Criamos esse drinque até como forma de ajudar a divulgar a casa. E está dando certo. O movimento cresceu, pelo menos, 50% esses dias. Amanhã vai ser até difícil andar aqui na rua."

ESTRUTURA
No mês passado, começou a funcionar na Rua Frei Caneca um centro de informações turísticas focado no turismo gay A CIT (Centro de Informações Turísticas) Gay fica no número 1.057. na ONG Casarão Brasil e informa aos turistas quais são os estabelecimentos voltados a homossexuais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;