Diarinho Titulo Clima
Que tempo é esse?

Às vezes, temos impressão de que as estações do ano
estão bagunçadas; faz frio no verão e calor no inverno

Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
31/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Você costuma ter a impressão de que num único dia faz sol, frio, o céu fica nublado e chove? É até difícil escolher o que vestir, já que o tempo parece mudar a todo momento. Mas será que as estações do ano estão mesmo bagunçadas? Segundo os meteorologistas, não! Na realidade, o clima vem sofrendo alterações naturais ao longo do tempo. Na época dos dinossauros a Terra era mais quente e existiam florestas nas regiões polares. Em outros períodos, tudo ficou congelado.

Alguns estudiosos, no entanto, defendem que o recente aquecimento do planeta esteja relacionado à ação do homem, que, desde o século 18, lança grande quantidade de gases na atmosfera. Os alunos do 5º ano da Emeb Átila Ferreira Vaz, em Diadema, aprenderam sobre o tema nas aulas de Ciências. Viram que o movimento que a Terra faz em torno do sol - chamado translação - é o responsável pelas quatro estações.

E, apesar de saber que cada uma delas tem suas próprias características, a turma acredita que o que ocorre nas estações varia conforme o ano. Um inverno, por exemplo, pode ser mais rigoroso que o outro. "Neste verão fez dias nublados e até frio. Mas aprendemos que é a época mais quente", diz Heloiza da Conceição, 9 anos.

Eduardo Joaquim Santos, 10, está curioso para ver o que ocorrerá com o clima nos meses que virão. "Se o homem continuar poluindo e não cuidar da natureza, as temperaturas podem mudar muito." E é justamente isso o que os cientistas querem descobrir. Pesquisam para conhecer as alterações climáticas nos próximos anos e como afetarão a vida no planeta. Mas mesmo sem saber o que acontecerá, é importante preservar o meio ambiente.

 

*Consultoria dos meteorologistas Alexandre Nascimento, da Climatempo, Fábio Rocha, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Fabiano Scarpa, do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Inpe e pesquisador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas, e de Neusa Falbo Wandalsen, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;